segunda-feira, 18 de julho de 2022

Ceará tem política de incentivo ao parto humanizado; conheça os projetos


O estado do Ceará possui políticas de incentivo ao parto humanizado, como condutas assistenciais para a linha de cuidado materno-infantil desde 2018. Uma lei que entrou em vigor em 17 de janeiro de 2019 institui o estatuto do parto humanizado.

Na semana passada, um caso de violência sexual durante um parto foi registrado no Rio de Janeiro. Um médico anestesista foi preso em flagrante momentos depois de estuprar uma mulher durante uma cesária. O anestesista dopou a vítima com sedações e praticou o crime, que foi filmado por enfermeiras que o denunciaram.

No Ceará, também entrou em vigor, em 24 de maio de 2017, uma lei que institui a semana de conscientização e informação sobre o parto humanizado.

Há também outra lei para implantar medidas de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica, proposto pela deputada Aderlânia Noronha.


Humanização em Eusébio

A cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, coroa todos os anos um bebê em uma semana dedicada a recém-nascidos. Todos os anos, no mês de maio, o município realiza a 'Semana do Bebê', projeto dedicado a diversas ações em prol de recém-nascidos.

Para ser coroado como "Bebê Majestade", é necessário cumprir critérios como: a mãe ter feito pré-natal na rede pública de saúde de Eusébio, o bebê ter nascido de parto normal, os pais precisam ser residentes do município e ter registrado a criança no cartório da cidade, que fica na própria maternidade.

Além disso, o bebê também precisa ter nascido na "Semana do Bebê" para ser coroado como majestade. A pequena Maria Jade teve todos os requisitos preenchidos e foi coroada com muito estilo em maio deste ano. Toda vestida de majestade, ela passou por uma sessão de fotos que foram compartilhadas em uma rede social da Prefeitura de Eusébio.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário