terça-feira, 12 de julho de 2022

Veterinários retiram agulha alojada em garganta de cadela em Fortaleza


Uma cadela passou por um procedimento de urgência para retirar uma agulha que estava alojada na garganta dela, abaixo da mandíbula. O procedimento aconteceu no último sábado (9) em uma clínica veterinária na Praia do Futuro, em Fortaleza. Não houve necessidade de incisões e a agulha foi retirada pelos médicos veterinários com uma pinça.

Imagens feitas por um exame de raio-x mostram a agulha alojada abaixo da mandíbula de Aysha, que tem 4 anos. A tutora da cadela, Kennya Santos, percebeu que tinha algo de errado porque a cachorra rejeitava alimentação e água, mas não imaginava que ela tinha engolido uma agulha. Foi então que Kennya procurou uma primeira clínica, que não conseguiu retirar o objeto.

Desesperada e correndo contra o tempo para salvar a vida de Aysha, Kennya buscou ajuda em uma outra clínica veterinária. Em cerca de 30 minutos, os profissionais conseguiram retirar a agulha da garganta da cadela.

"Eles apalparam pelo pescoço quando sentiram a agulha, seguraram e pegaram pela pinça. Abriram a boca dela e pegaram pela pinça, assim de uma forma bem extraordinária mesmo. Ela ficou sem nenhuma sequela, graças a Deus. Eles tiveram muito cuidado desde o começo. Me chamaram para eu ver o procedimento, eles anestesiando. Me apresentaram o centro cirúrgico, apesar de ela não precisar de cirurgia. Eles foram muito atentos", disse Kennya ao g1.

"Entrei em desespero com medo de perder minha cadelinha. Foi ela que me ajudou a mudar meu temperamento. Tinha um temperamento muito forte e ela foi como uma terapia para mim. Mudei muito depois que comecei a criar ela", contou Kennya.


Momento de alegria

O momento da retirada da agulha, segundo Gomes, foi de muita alegria e comemoração no centro cirúrgico.



"Quando nós fizemos a retirada, todo mundo gritou de alegria no centro cirúrgico. Todo mundo gritou: 'conseguimos', porque foi uma vitória da equipe. Não foi só eu, foi minha equipe que me ajudou. Um fracionou, eu puxei, o outro estava segurando o animal, então foi um conjunto de três pessoas que participaram do procedimento. Foi uma conquista pra gente", comemorou.


Por Isayane Sampaio, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário