segunda-feira, 6 de abril de 2015

Aquiraz: Presos têm surto de meningite e cadeia é interditada

A cadeia pública de Aquiraz, na Grande Fortaleza, foi interditada neste domingo (5) após surto de meningite entre os presos. A decisão é da juíza titular da 1ª Vara de Aquiraz, Mônica Lima Chaves, dois dias após a confirmação do primeiro caso da doença na unidade.

“Na sexta-feira (3) tivemos um preso levado ao hospital e a doença foi confirmada no dia seguinte. Hoje (5) temos mais cinco presos passando mal, com sintomas da doença”, diz a juíza. O diagnóstico foi confirmado no hospital São José, em Fortaleza, onde o detento é mantido sob escolta policial.

As visitas deste domingo foram suspensas, e a cadeia não recebe presos desde a determinação da interdição da unidade. Ainda segunda a juíza, o preso que teve o primeiro caso confirmado esteve em várias celas e teve contato direto com a maioria dos presos da cadeia. Quarenta detidos que estiveram nas mesmas celas do paciente receberam vacinas para bloquear os efeitos da doença.

“A meta é vacinar todas as pessoas, incluindo agentes que têm contato com os presos, pois eles trocam objetos e sabemos que meningite é muito contagiosa”, afirma Mônica. A previsão, segunda a juíza, é de que todos os detentos e servidores que trabalham no local sejam imunizados até a noite deste domingo.

A cadeia pública de Aquiraz tem capacidade para 51 detidos e comporta atualmente 105 pessoas. A juíza teme que a superlotação facilite a propagação da doença na unidade.

Tramissão da doença
A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio dos ônibus, por exemplo. Por isso, ambientes com muita gente e pouca circulação de ar são ideais para o contágio, e a doença costuma se espalhar muito no inverno.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário