quinta-feira, 9 de abril de 2015

POLÍCIA NÃO TEM MAIS DÚVIDAS SOBRE A AUTORIA DO CRIME DO GAROTO LEWDO DE 9 ANOS

Até a próxima terça-feira, 14, a Polícia Civil deverá apontar o nome de quem as investigações indicam ser o assassino do garoto Lewdo Ricardo, de 9 anos. Ontem, na segunda reconstituição do crime, a Perícia Forense esclareceu as últimas dúvidas sobre o caso. De acordo com a Polícia, a primeira análise feita pelos peritos no aparelho celular da mãe da criança, Cristiane Renata Coelho, apontou dúvidas, esclarecidas com a nova reprodução simulada dos fatos. A defesa do pai, Francilewdo Bezerra - primeiro suspeito apontado –, afirma que, objetivamente, a descoberta pericial foi que Cristiane teria sido a autora da mensagem divulgada em uma rede social no perfil de Francilewdo, onde ele confessava o assassinato.

Quando questionado sobre a mensagem, o delegado responsável pelas investigações, Hilder Brito, afirmou que havia uma série de pontos a serem entendidos. Em seguida, comentou que o celular de Cristiane só foi entregue à Polícia após o envio dos autos à Justiça, no dia 27 de janeiro deste ano. “Quando colocamos o celular do Francilewdo para ser analisado, pedimos o dela e ela protelou. Encaminhamos à Perícia (o telefone de Cristiane) e, nessas análises, verificamos alguns pontos que haveriam de ser respondidos como foram, para nós, agora”, detalhou.

Conforme o delegado, havia pontos obscuros que exibiam apenas indícios, dificultando que os fatos fossem relatados por completo. “A Perícia, depois que vários materiais foram submetidos à ela, como a análise dos aparelhos celulares apreendidos, nos apresentou alguns dados novos. E esses dados, com essa nova reprodução simulada dos fatos, foram satisfatórios, porque respondem nossas dúvidas”, explicou.


O perito forense Luiz Rodrigues destacou que todo o material necessário para confecção do relatório foi apurado, “sem nenhuma dúvida”. “Com relação à dúvida que ainda restava, esclarecemos agora. Ela será esclarecida em laudo e vamos entregá-la ao delegado. Me comprometi a entregar o relatório até terça-feira (14), no máximo”, frisou. Luiz lembrou que todos os procedimentos administrativos e criminais estão sob segredo de Justiça.


Computador e HD

Após a reconstituição, que durou pouco mais de uma hora e aconteceu com atraso de quatro horas, Francilewdo contou que pouca coisa foi diferente da última simulação, no dia 23 de dezembro. “Apenas a identificação de algum material que estava no local, que eles (os peritos) não tinham certeza de como e por quem era utilizado”, disse. O material referido por ele eram um computador e um HD externo (dispositivo de armazenamento de dados). 


O advogado de Francilewdo, Valdemar Menezes, que acompanhou o processo de reconstituição, disse que os peritos perguntavam à Cristiane sobre como ela usava o computador e qual era o acesso ao aparelho. “Os peritos não disseram, mas foi ela quem postou aquela mensagem no Facebook. Deu para ver a felicidade dos peritos quando eles disseram que tiraram as dúvidas. Muito provavelmente chegaram à conclusão de que ela não estava dormindo, mas usando o computador”, opinou.



Saiba Mais


Cristiane chegou ao 16º DP, no Dias Macedo, acompanhada de uma mulher e o advogado, Paulo Quezado. Francilewdo chegou depois, acompanhado do advogado, Valdemar Menezes, da irmã e do pai. Por volta do meio-dia, Francilewdo, familiares e o advogado seguiram para o local do crime. Às 14 horas, Cristiane chega escoltada à residência.


Primeira ação da reprodução simulada foi acompanhada pela população. Cristiane refez o trajeto de casa até a residência vizinha, onde teria tocado a campainha para pedir ajuda na noite do crime. A vizinha, a perita Sônia Lima, nega ter ouvido qualquer movimentação naquela noite.


A reconstituição durou pouco mais de uma hora e, por volta das 15h30min, chegou ao fim. Cristiane saiu no mesmo carro que o advogado, sem falar com a imprensa. Mais uma vez, ela é hostilizada pela população.



Memória


11/11/2014. O subtenente é autuado em flagrante, pela morte do próprio filho, após agredir a esposa. Ele teria obrigado a mulher a ingerir overdose de medicamentos, fazendo o mesmo em seguida, numa tentativa de suicídio. Ele é mantido sob escolta no Hospital Geral do Exército Brasileiro.


12/11/2014. Polícia descobre que a página do militar no Facebook, onde ele teria publicado depoimento informando que cometeria os crimes, foi atualizada quando ele já estava em coma. Celular do subtenente estava com a esposa, que viajou para Recife (PE), onde o filho Lewdo foi enterrado.


18/11/2014. Polícia descobre que o garoto teria ingerido veneno para ratos,em vez de remédios.


24/11/2014. Francilewdo começa a recuperar a consciência. Polícia aguarda laudo médico para ouvir o militar.


28/11/2014. Subtenente presta depoimento à Polícia no hospital e nega acusações.


3/12/2014. O militar tem prisão preventiva revogada pela Justiça.


12/12/2014. Internado há mais de um mês após ingestão de veneno para ratos, subtenente recebe alta.


22/12/2014. Francilewdo e Cristiane trocam acusações durante acareação no 16° DP. Primeira reconstituição do crime é realizada na casa do casal, no Dias Macedo.


27/3/2014. Segunda reconstituição é cancelada após mãe da criança alegar repouso médico.


 O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário