sábado, 11 de abril de 2015

Secretaria da Saúde confirma 95 casos de sarampo no Ceará

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) divulgou nesta sexta-feira, 10, o boletim epidemiológico do sarampo, referente à semana 14 (01/01 a 09/04/2015). De acordo com o relatório, foram confirmados 95 casos da doença no Ceará, enquanto 83 seguem em investigação.

Além disso, foram descartados 421 casos no Estado. Caucaia é o município com o maior registro de casos confirmados, com 40, seguido por Fortaleza, com 37.

O surto do sarampo teve início em dezembro de 2013 e, até agora, registrou 791 casos confirmados no Ceará. Somente em 2014, foram 695 confirmações da doença. Desde o início da incidência da enfermidade no Estado, a Secretaria contabilizou 2.663 casos suspeitos e descartou 1.789.

Vacinação

A vacinação é oferecida gratuitamente em 89 postos de saúde de Fortaleza e 47 de Caucaia, de acordo com a Sesa. Aqueles que forem de outros municípios e, porventura, apresentarem sintomas de sarampo, como manchas avermelhadas na pele, febre alta e dor de cabeça, devem procurar o posto de saúde mais próximo. Uma equipe de agentes de saúde ficará responsável por investigar o caso e fazer uma varredura de vacinação no local onde foi detectada a patologia.

Para saber qual o mais próximo, acesse: fortaleza.ce.gov.br/sms ou saude.ce.gov.br.

Doença
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade, conforme a Sesa.
São considerados casos confirmados da doença os “pacientes com febre, exantema e um ou mais dos seguintes sinais e sintomas – tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite-, sem história vacinal nos últimos 21 dias.”

O único reservatório da doença é o homem, que transmite o sarampo de pessoa a pessoa, através das secreções nasofaríngeas, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Em casos suspeitos, deve-se realizar coleta sanguínea, a partir do início dos sintomas até 28 dias após o aparecimento deles.

Prevenção
Crianças devem receber a vacina do sarampo assim que completam seis meses de vida e, depois, com um ano de idade. Com um ano e três deve ser tomada a terceira dose da vacina, disponível nas Unidades Básicas de Saúde do Estado.

A primeira e a segunda dose, além do sarampo, protegem contra a caxumba e a rubéola. A terceira vacina é a tetra viral, que evita o sarampo, a caxumba, rubéola e também a catapora.


Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário