terça-feira, 29 de setembro de 2015

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS EM 19 MUNICÍPIOS CEARENSES

Atualizada às 9h55min: A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, 28, a ''Operação Cardume'', que visa desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas. Ao todo, são cumpridos mandados de prisão preventiva e temporária, busca e apreensão, além de condução coercitiva, em 19 municípios cearenses.

A operação é realizada também nos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Os detalhes da investigarão serão apresentados a partir das 11 horas, em coletiva de imprensa na sede da PF cearense, na avenida Borges de Melo.

Segundo a PF, a quadrilha tem conexões entre Bolívia/Ceará - Rio Grande do Norte/Europa. Ao todo, foram expedidos 5 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de prisão temporária, 22 mandados de condução coercitiva e 51 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens móveis e imóveis e bloqueio de contas de pessoas físicas e jurídicas.

Para a execução, foram mobilizados 230 policiais federais. Os envolvidos nos crimes devem responder por tráfico internacional de entorpecentes e associação criminosa.

Investigação
De acordo com a PF, a investigação foi iniciada em outubro de 2013, com apreensão, até o momento, de mais de uma tonelada de cocaína, 21 quilos de maconha, 300 quilos de substâncias químicas utilizadas no processo de refino de cocaína, interdição de dois laboratórios de crack.

A operação também já resultou na apreensão de meio milhão de reais, bem como a identificação de esquema de compras de alvarás judiciais em plantões do Tribunal de Justiça do Ceará.

Na última sexta-feira, 25, o juiz Francisco Chagas Barreto, um dos suspeitos de venda de liminares, foi submetido à pena de censura pública. O desembargador Carlos Feitosa, também investigado, segue afastado do cargo.

Relembre o caso da venda de liminares:

+ Mais um advogado presta depoimento à polícia na operação Expresso 150

+ Busca e apreensão: bastidores de um dia tenso no TJCE

+ Linha do tempo: CNJ investiga, desde o ano passado, liminares do TJ-CE


Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário