terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Festas de fim de ano no Ceará: decreto com regras para lojas, shoppings e festas começa a valer


O decreto do Governo do Estado do Ceará que estabelece regras para realização de eventos e prestação de serviços no Natal e réveillon começa a valer nesta terça-feira (15). Até 4 de janeiro, os shoppings poderão funcionar até 23h, festas estão proibidas, e celebrações em residências devem ter no máximo 15 pessoas.

"O objetivo é frear a maior propagação do vírus, até que tenhamos a vacina, cuja aquisição estamos empreendendo todos os esforços para conseguir o mais rápido possível", justificou o governador do Ceará, Camilo Santana.

Comércios, barracas de praia, hotéis e shoppings terão regras para o funcionamento no período. Confira o que muda:

Eventos em áreas de uso comum (casas e condomínios)

  • Como era: eventos em áreas abertas podiam reunir até 100 pessoas.
  • Como fica: celebrações domiciliares, em casa ou áreas comuns de condomínio, devem ter limite de 15 pessoas, incluindo proprietários e organizadores.

Restaurantes e barracas de praia

  • Como era: locais podiam realizar eventos com uso obrigatório de máscara (com exceção de quando está comendo ou bebendo) e distanciamento social.
  • Como fica: limitação de seis pessoas por mesa nos restaurantes, com limite de 50% da capacidade máxima. Festas, shows e celebrações estão proibidas.

Hotéis

  • Como era: festas em áreas abertas eram permitidas desde que tivessem limite de 100 pessoas.
  • Como fica: qualquer evento está proibido. Número de pessoas por quarto fica limitado em três adultos ou dois adultos e três crianças.

Shopping centers e comércio de rua

Como era: clientes devem usar máscara e passar por checagem de temperatura na entrada. Lojas deviam limitar o número de clientes simultâneos. O horário de funcionamento de shoppings era das 10h às 22h.

Como fica: limite de pessoas é reduzido para 50% da capacidade máxima, e o horário de funcionamento de shoppings pode ser ampliado, abrindo a partir das 9h e funcionando até 23h. Uso de máscaras e aferição de temperatura seguem obrigatórios.

Festas públicas de réveillon

  • Como era: municípios tinham autonomia para realizar festejos públicos nas cidades.
  • Como fica: ficam proibidas as festas municipais, exceto se realizada com transmissão por TV, rádio ou internet, sem aglomeração de público, artistas ou organizadores.

Vacinação no Ceará

Ainda não há uma data definitiva para a chegada da vacina contra a Covid-19 ao Ceará. O Ministério da Saúde afirma que pretende distribuir a vacina AstraZeneca/Oxford para os estados em 3 de março.

O governador Camilo Santana diz que negocia com o estado de São Paulo para adquirir, antes de março, a vacina Coronavac, medicamento desenvolvido na China e produzido pelo Instituto Butantan, em São Paulo.


Aumento nos casos e mortes de Covid-19

O número de casos e de óbitos por Covid-19 no Ceará voltou a crescer nas últimas semanas no Ceará. Documento divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria da Saúde aponta que 19 das 22 áreas de saúde tiveram alta no número de casos de Covid-19.

Na Grande Fortaleza, houve um aumento de 55% no número de fatalidades e de 33% nos casos positivos da doença.


Por G1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário