quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Apreensão de drogas no Ceará tem aumento de 178% em julho



As apreensões de drogas no Ceará tiveram aumento de 178,2% no mês de julho deste ano em comparação ao mesmo período de 2020. O dado foi divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na tarde desta quarta-feira (11).

Conforme a pasta, o total de apreensões em julho de 2021 quase triplicou e resultou em 651,4 quilos de entorpecentes. Já em julho do ano passado, foram 234,1 quilos de drogas recolhidos em ações de patrulhamento e abordagens.

Para o titular da SSPDS, secretário Sandro Caron, o aumento na apreensão de drogas no mês de julho é “fruto da intensificação das atividades de inteligência, investigação e integração entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), sempre amparadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS”, ressalta.

O balanço também é positivo no acumulado do ano, segundo a SSPDS. Entre janeiro e julho de 2021, as apreensões de drogas cresceram 94,6% , com mais de três toneladas de drogas retiradas de circulação. Nos sete primeiros meses do ano passado, as Forças de Segurança do Estado apreenderam 1,5 tonelada de entorpecentes.

Para o delegado Alisson Gomes, diretor da Delegacia de Narcóticos (Denarc), o total de drogas apreendidas mostra o empenho do Estado no combate ao tráfico. “Combatendo o tráfico, contribuímos com a sensação de segurança e a redução dos crimes violentos”, afirma.


Primeiro semestre

Entre janeiro e junho de 2021, as Forças de Segurança do Ceará apreenderam 2,4 toneladas de drogas em todo o Estado. O total de apreensões representa um crescimento de 80% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 1,3 tonelada de entorpecentes foi retirada de circulação. Somente em junho último, houve um aumento de apreensões estimado em 37,2%, quando se compara com o mesmo mês em 2020.

Os dados referentes a apreensão de entorpecentes no Ceará foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).


Incineração de drogas

Mais de uma tonelada de drogas que foram apreendidas em ações policiais de 2015 até este ano foram incineradas pela Polícia Civil em junho deste ano. A queima dos entorpecentes aconteceu em uma cerâmica, no município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

No total, as equipes da Delegacia de Narcóticos (Denarc) incineraram 846,4 quilos de maconha, 22,4 quilos de crack, 80,5 quilos de cocaína e 70,2 quilos de pó branco utilizado no preparo dos ilícitos, além de 800 comprimidos de ecstasy, 11 selos de dietilamida do ácido lisérgico (LSD), 23 comprimidos psicotrópicos, quatro frascos de lança-perfume, além de cinco mudas de maconha e três tabletes pequenos da mesma droga.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário