quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Câmara dos Deputados aprova cassação do mandato de Flordelis

 


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira, 11, por 437 votos a 7, a cassação do mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ). Outros 12 deputados se abstiveram. Para que a parlamentar perdesse o mandato, eram necessários os votos de pelo menos 257 deputados (maioria absoluta) em votação aberta e nominal.

Além de perder o cargo, a deputada ficará inelegível por determinação da Lei da Ficha Limpa. O suplente que assume o mandato de Flordelis é Jones Moura (PSD).

Flordelis é acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, em Niterói (RJ). Em junho, por 16 votos a um, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar recomendou a perda do mandato da parlamentar, segundo parecer do deputado Alexandre Leite (DEM-SP).

O relator do processo no Conselho de Ética, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), afirmou que Flordelis usou o mandato para coagir testemunhas e ocultar provas. Ele ressaltou que a análise se limitou a fatos considerados antiéticos, sem entrar no mérito de quem é o culpado da morte do pastor Anderson do Carmo.

O relatório, segundo ele, comprova o uso indevido do mandato pela deputada. ''O que se extrai desse processo no âmbito de Conselho de Ética são os fatos antiéticos, como o uso do mandato para coação de testemunha e para ocultação de provas'', disse Alexandre Leite.

Em sua defesa nesta quarta, a deputada reafirmou de Plenário que sua inocência e pediu que seja julgada pelo povo e não pelos deputados. ''Que eu seja julgada pelo povo, retirada daqui pelo mesmo povo que me colocou aqui nesse lugar'', disse.

Flordelis afirmou ainda que a pandemia de Covid-19 impediu que conversasse com deputados. ''Caso eu saia daqui hoje, saio de cabeça erguida porque sei que sou inocente, todos saberão que sou inocente, a minha inocência será provada e vou continuar lutando para garantir a minha liberdade, a liberdade dos meus filhos e da minha família, que está sendo injustiçada'', disse. Segundo ela, toda a sua família está sendo criminalizada. ''Eu não posso e não devo pagar pelos erros de ninguém.''

''Quando o Tribunal do Júri me absolver, vocês vão se arrepender de ter cassado uma pessoa que não foi julgada'', disse Flordelis. Segundo a parlamentar, sua defesa vai comprovar que a suposta carta atribuída a ela ''em que pediria que o filho assumisse a culpa'' não foi escrita por ela.


Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário