terça-feira, 19 de julho de 2022

Prefeitura do interior do Ceará vai pagar custos durante tratamento para criança com epilepsia em hospital de SP



Após uma recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o município de Madalena vai fornecer ajuda de custo para o tratamento de um menino de dez anos portador de epilepsia de difícil controle, transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e para a acompanhante dele.

A ajuda deverá ser usada para que o paciente se mantenha por 20 dias no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC Campus – USP), em São Paulo, onde o tratamento vai ser realizado. A mãe dele conseguiu obter passagens aéreas para ambos junto ao poder público estadual, para tratamento médico na cidade paulista.

De acordo com o MPCE, existia omissão por parte do poder público municipal no que tange à ajuda de custo para alimentação, diárias e hospedagem do paciente e do acompanhante, sendo que a mãe da criança não possui condições de arcar com tais despesas.

O autor do requerimento, o promotor de Justiça Alan Moitinho Ferraz afirmou que a Portaria/SAS/nº 55, de 24/02/99, ao dispor sobre a rotina do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) no SUS inclui além dos procedimentos médicos, também passagens de ida e volta, ajuda de custo para alimentação e hospedagem do paciente e do acompanhante. O promotor de Justiça ressaltou que o tratamento fora do domicílio de usuários do SUS é obrigação do ente municipal.


Por g1 Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário