terça-feira, 19 de julho de 2022

Fase presencial do curso de capacitação dos recenseadores convocados pelo IBGE começa nesta segunda-feira no Ceará


Começa nesta segunda-feira (18) em todo Brasil a fase presencial do curso de capacitação dos mais de 180 mil futuros recenseadores convocados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Ceará são 7.348 convocados, sendo 2.269 na capital. O treinamento acontece em cerca de 200 locais em todos os municípios cearenses.

O período de aprendizado terá carga horária de 8h e terá duração de cinco dias, encerrando na sexta-feira (22). A exceção fica para os recenseadores que coletarão dados dos povos e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, que terão mais um dia de capacitação, na segunda-feira (25).

O processo de treinamento se iniciou por uma etapa autoinstrucional com a leitura prévia do Manual do Recenseador e do Manual de Entrevista e curso em EAD (Educação a Distância) sobre conceitos fundamentais do Censo, que foram parte integrante do conteúdo do processo seletivo simplificado, disponíveis no site do Censo 2022.

A ideia de realizar a etapa presencial semanas antes ao período de coleta é para aproximar os conhecimentos adquiridos com a operação censitária, fazendo com que a assimilação da teoria seja praticada, o mais breve, em campo.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário