segunda-feira, 18 de julho de 2022

Problemas com crédito consignado crescem 370% em seis meses em Fortaleza

 


O aumento da margem do crédito consignado, aprovado no último dia 7 de julho, pelo Senado Federal, tem preocupado o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza). O órgão, inclusive, emitiu alerta, nesta segunda-feira (18), a dez bancos e financeiras sobre risco de superendividamento de consumidores, principalmente idosos e aposentados, após a alteração.

A mudança permite que, além da liberação de empréstimo para quem recebe benefícios sociais, aposentados do INSS podem comprometer até quase metade da renda no pagamento de empréstimos. O órgão municipal se mostra preocupado com a situação, uma vez que problemas com essa modalidade de crédito cresceram expressivamente.

O Procon informou que problemas na contratação do crédito consignado já estão entre os cinco primeiros assuntos mais reclamados, somando 221 registros, de janeiro a junho deste ano, em comparação com 2021, quando foram registradas 47 ocorrências similares, o que representa um aumento de 370%. O assunto é o segundo mais reclamado contra bancos.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário