quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Famílias que deixaram casa após rompimento em tubulação em Jati já podem retornar, diz ministro



O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, informou nesta terça-feira (25) que todas as pessoas que tiveram que ser evacuadas, após o rompimento do conduto da barragem de Jati, no Sul do Ceará, já podem retornar às suas casas. Ele garantiu integridade no reservatório.

“Tomamos as providências necessárias para a população ser assistida e determinamos o trabalho de recomposição da barragem. Passadas 72 horas do evento, a população pode voltar às suas residências. Mais de 50% da obra já foi feita”, garantiu o ministro.
Uma das tubulações da barragem do município rompeu na sexta-feira (21). Com o rompimento, duas mil pessoas tiveram que deixar suas residências por motivos de segurança. As obras de reparo já iniciaram e devem ficar prontas até a próxima semana. O MDR apura o que teria ocasionado o problema.

A União autorizou nesta terça um repasse de R$ 100.620 ao município de Jati para suprir as necessidades dos moradores evacuados, como alimentação, transporte e alocação.

Quatro dias após o rompimento, os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) seguem monitorando diariamente a barragem e atestaram sua segurança. “O trabalho vai continuar, o monitoramento também, mas já afirmamos que é seguro o retorno para suas residências e a vida normal terá continuidade”, completou Marinho.

Inspeção diária
De acordo com Tiago Portela, representante do MDR em Jati, a operação de reparo foi dividida em dois momentos, os trabalhos no local e estudos técnicos para a retomada da distribuição de água, que ainda está sem previsão de retorno.

Ao todo, são aproximadamente 100 máquinas e cerca de 200 trabalhadores, que se revezam em três turnos para cumprir o prazo para a conclusão dos reparos.

O secretário Nacional da Defesa Civil, o coronel Alexandre Lucas Alves, que desde o último sábado também está em Jati, garantiu que a situação está sob controle. “Não há perigo de a barragem romper. Mas nosso papel foi assistir a comunidade que teve que ser retirada para abrigamentos, garantir seus direitos e sua assistência”, ressaltou.

A Prefeitura de Jati utilizará o recurso federal para ações de assistência às famílias. Os moradores foram levados para alojamentos na região ou para casas de parentes e amigos em áreas seguras.

Segundo consta no documento, o prazo de execução das ações a serem implementadas é de 180 dias. Após 30 dias, o município deve apresentar prestação de contas dos recursos.

“O decreto servirá para assistir as famílias nesse primeiro momento", disse a prefeita de Jati, Maria de Jesus Diniz.


Por Antonio Rodrigues, G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário