terça-feira, 25 de agosto de 2020

Prefeitura de Jati pede reforço policial após denúncias de furtos a residências evacuadas



Após denúncias de moradores de Jati, no Cariri cearense, a Prefeitura pediu reforço policial para patrulhamento das casas que precisaram ser evacuados após rompimento da tubulação na barragem da Transposição do Rio São Francisco. Sem a presença dos moradores, as residências estariam sendo furtadas.

“A gente tomou conhecimento disso hoje pela manhã e já chamamos o comandante da Polícia Militar pedindo reforços", informou ao G1 a prefeita de Jati, Maria de Jesus Diniz.

Segundo ela, a Prefeitura também disponibilizou quatro seguranças para realizar o patrulhamento na cidade. Não foi confirmado o efetivo que será enviado ao município. A expectativa é que os policiais cheguem ainda nesta segunda-feira (24).

Na última sexta-feira (21), a barragem que faz parte do Eixo Norte da Transposição do São Francisco inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro em junho, rompeu. A ocorrência foi um dia após a abertura da comporta de um canal que recebe água da transposição, evento que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O jato d'água provocado pelo vazamento atingiu a parede da barragem. Cerca de 2 mil moradores precisaram deixar suas casas após recomendação da Defesa Civil.

O G1 tentou contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) questionando quantos policiais seriam enviados e até quando permanecerão no local, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.

Moradora do Conjunto Dona Belarmina, próximo à barragem, Maria de Jesus, 46, diz que criminosos "estão aproveitando [para levar os pertences dos moradores] já que as casas estão vazias”. Em depoimento ao G1 ainda neste domingo (23), o agricultor Antônio Andrade tinha ido à própria casa e já havia alertado para os furtos na região. “Vim só dar de comer e água aos bichos. Já morreram bichos e também já roubaram. O pessoal é acostumado a roubar aqui”, contou.

Apesar de as autoridades estarem tranquilizando os moradores quanto ao risco de um novo rompimento, o retorno às residências ainda está sendo parcial.

"Ficamos com medo de acontecer alguma coisa. Estamos dormindo na casa do meu irmão, eu, meu esposo e meus dois filhos", relata Maria de Jesus.

"Todo mundo está com medo em Jati. Durante o dia passo em casa e à noite vou para o meu irmão. Algumas coisas já levei pra lá, caso aconteça desta barragem romper", disse a moradora.

Situação
Segundo a prefeita de Jati, a situação está sob controle, e os técnicos no local estão dando os devidos esclarecimentos à população ao longo desta segunda. A área que demanda maior preocupação, segundo a gestora, envolve 287 casas próximas à barragem.

Por questão de segurança, os proprietários não estão autorizados a retornar. Um grupo de 64 moradores foi levado a uma pousada, localizada na cidade de Brejo Santo, também no Cariri, e ainda permanece no local, segundo disse ao G1 o coordenador municipal da Defesa Civil, Juarez Nogueira Filho.

Ele informou que técnicos da Defesa Civil do Estado e engenheiros do consórcio responsável estão realizando o atendimento à população para esclarecimentos. “Permanecem as ações de apoio às pessoas que deixaram suas residências provisoriamente”, afirmou. A maioria dos que tiveram que deixar suas casas foram abrigadas em casas de parentes e amigos.


Por Rodrigo Rodrigues, G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário