terça-feira, 25 de agosto de 2020

Pesquisadores de Hong Kong detectam primeiro caso de reinfecção por coronavírus no mundo



Cientistas de Hong Kong anunciaram, nesta segunda-feira (24), que descobriram o primeiro caso comprovado no mundo de reinfecção da Covid-19.

"Este caso mostra que uma reinfecção pode ocorrer apenas alguns meses após a cura de uma primeira infecção", disse o Departamento de Microbiologia da Universidade de Hong Kong (HKU) em comunicado. Segundo o HKU, houve um período de quatro meses e meio entre as duas infecções.

De acordo com os pesquisadores, uma análise genética mostrou que as infecções sucessivas no mesmo paciente foram causadas por duas cepas diferentes do vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19.

"Nossos resultados sugerem que o SARS-CoV-2 pode persistir na população, como é o caso de outros coronavírus responsáveis por resfriados comuns, mesmo que os pacientes tenham adquirido imunidade", continuam os pesquisadores do HKU.

"Como a imunidade pode não durar muito após uma infecção, a vacinação deve ser considerada até mesmo para pessoas que já foram infectadas", consideram.

O paciente, um homem de 33 anos que mora em Hong Kong, apresentou teste positivo pela primeira vez em 26 de março após apresentar sintomas (tosse, dor de cabeça e de garganta, febre). Uma vez curado, ele deu negativo duas vezes.

Mas em 15 de agosto, ele testou positivo novamente. É importante ressaltar que desta vez ele não apresentou sintomas: sua doença só foi descoberta por meio de um teste de rastreamento no aeroporto de Hong Kong, quando voltava da Espanha pelo Reino Unido.

"É improvável que a imunidade coletiva consiga eliminar o SARS-CoV-2, embora as seguintes infecções possam ser menos graves que a primeira, como foi o caso deste paciente", escreveram os pesquisadores em seu estudo.

A pesquisa foi aceita nesta segunda-feira pela revista médica estadunidense Clinical Infectious Diseases e aguarda publicação.

Outros casos

Nos últimos meses, diversos casos de possível reinfecção foram mencionados em todo o mundo, sem certeza absoluta. A questão da imunidade para a Covid-19 é cercada por muitas incógnitas.

A descoberta precisa ser tratada com cautela, segundo o Dr. Jeffrey Barrett, do Instituto Wellcome Sanger, especializado em pesquisa genética.

"É difícil tirar conclusões firmes de um único caso. Considerando o número de infecções em todo o mundo, ver um caso de reinfecção não é tão surpreendente", comentou.


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário