terça-feira, 25 de agosto de 2020

Maracanaú desativa 36 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19



Esse mês de agosto o município de Maracanaú, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, encerrou as atividades de 36 leitos direcionados a pacientes infectados pelo novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura de Maracanaú, os leitos foram desativados devido à redução expressiva de internações em decorrência da doença e a redução de casos confirmados no município.

O Ceará registra 205.875 casos confirmados de Covid-19, e soma 8.335 óbitos. Já Maracanaú, quarta cidade do estado a apresentar o maior número de diagnósticos positivos no estado, aparece com 6.083 casos confirmados da doença. Além disso, o município acumula 235 óbitos desde o início da pandemia. Os dados são da plataforma digital IntegraSUS, administrada pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), na atualização das 18h39, desta segunda-feira (24).

Leitos desativados
De acordo com a Prefeitura de Maracanaú, dos 36 leitos que encerraram as atividades, 20 eram no Hospital Municipal João Elísio de Holanda, e os outros 16 estavam na Associação Beneficente Médica Pajuçara (Abemp). A associação estava conveniada ao Município durante os meses de maio, junho e julho.

Segundo o secretário de saúde do município, apenas 30% a totalidade máxima de Unidade de Terapia Intensiva, disponível no Hospital Municipal, está ocupada. “Isso já foi um bom indício para gente começar a observar os leitos clínicos. E então [outro indício é que] hoje, em Maracanaú, nós temos 95% de queda de casos confirmados Covid-19 e 93% de queda de internação em leitos de UTI”, explica.

Em nota, a Prefeitura Municipal afirma que manterá 18 leitos direcionados a pacientes com Covid-19, no Hospital Municipal. Destes leitos, 10 serão clínicos e 8 correspondem a UTI com respiradores. Além disso, também estarão disponíveis dois leitos de observação. Hoje, dentre os 20 leitos disponíveis, apenas nove estão ocupados.

De acordo o representante da pasta, no período entre 2 e 22 de agosto, o município de Maracanaú, ocorreram apenas três óbitos em decorrência da doença pandêmica. “Pela epidemiologia do município você ver uma queda extremamente significativa nos números, principalmente se compararmos com o mês de maio, que chegamos a ter um total de 68 óbitos em apenas uma semana”, conclui.

A plataforma digital da Sesa, também mostra que já são 5.337 recuperados da Covid-19 no município. A taxa de letalidade na cidade é de 3,9% e a incidência de casos é de 2.669,3.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário