terça-feira, 25 de agosto de 2020

Fiocruz inaugura centro de testagem para Covid-19 no Ceará com capacidade para 10 mil testes diários



Com capacidade para liberar até 10 mil resultados de testes RT-PCR por dia, a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no Ceará foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (24) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O equipamento foi instalado no Distrito de Inovação do Eusébio, na Grande Fortaleza.

Este é o tipo de teste considerado “padrão ouro” para o diagnóstico da Covid-19, porque permite identificar se o vírus ainda está ativo no organismo. No entanto, conforme levantamento exclusivo do G1 realizado junto às secretarias estaduais de Saúde, o teste RT-PCR corresponde a apenas 38% dos 11 milhões de exames feitos no Brasil.

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participou da cerimônia e explicou que a unidade deve ampliar a capacidade nacional de processamento de testes moleculares para detecção da Covid-19.

“A testagem ampara um diagnóstico quando necessário, mas ela é muito mais importante para a avaliação de estratégias de governo. Por isso, os números precisam ser altíssimos, e essa capacidade de processamento, desde captar o material até ter o resultado na ponta da linha, vem sendo construída a muitas mãos, públicas e privadas”, destacou Pazuello.

O Ceará foi o quarto estado a receber infraestrutura tecnológica do tipo, após Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. Juntas, as quatro unidades poderão processar até 1 milhão de testes por mês, segundo estimativa da Fundação. As amostras serão encaminhadas pelo Ministério da Saúde e, segundo a Fiocruz, os resultados devem ser liberados em até 48 horas.

No Ceará, a proporção de testes RT-PCR em relação ao total é de 27%, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Foram 163.130 em relação ao total de 593.230 exames de detecção já realizados no estado. Segundo a Sesa, a capacidade média atual é de cerca de 2,5 mil testes por dia.

Durante a inauguração, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), lembrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser fortalecido, cooperado e integrado.

“Essa unidade é um exemplo de que há um esforço conjunto com o único objetivo de ajudar a mitigar e investir em algo fundamental. Ela ela vai permitir o que há de mais moderno e fazer mais de 10 mil testagens por dia, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste”, disse.

A cerimônia teve um minuto de silêncio em respeito às quase 115 mil vítimas da doença.

"Perdemos muitas vidas, mais de 110 mil mortes, lamentamos. Cada uma dessas vidas importa. Profissionais de saúde merecem todo nosso respeito, por todo dia enfrentarem uma guerra", disse o ministro interino da Saúde.

Unidade terá 200 profissionais
A Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no Ceará foi implantada em pouco mais de dois meses. A operação será custeada pelo Ministério da Saúde. Em seu pleno funcionamento, ela terá cerca de 200 profissionais, entre biologistas e técnicos de laboratório, que se revezarão em três turnos de trabalho.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, destacou que, após a pandemia do coronavírus, a estrutura no Ceará vai permanecer como “legado" para o sistema de epidemiologia do SUS. “O Brasil precisará avançar, sem dúvida, no campo da vigilância e da preparação para emergências sanitárias”, indica.

Para o coordenador da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, o equipamento “representa uma grande contribuição na luta contra a Covid-19”, sobretudo no Nordeste brasileiro.

Covid-19 no Ceará
O Ceará chegou a 205.564 casos confirmados da Covid-19 e 8.292 mortes em decorrência da doença, segundo dados da plataforma IntegraSUS, atualizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) às 9h35, desta segunda-feira (24). O número de pessoas recuperadas chegou a 176.080.

O Estado contabiliza ainda 605.353 notificações e já foram realizados 593.230 testes para identificar a presença do novo coronavírus.


Por Nícolas Paulino, G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário