terça-feira, 31 de janeiro de 2023

CEARÁ TEM PREVISÃO É DE CHUVAS COM RAIOS E RAJADAS DE VENTO

 


As chuvas atingiram pelo menos 105 municípios cearenses entre 7h desta segunda-feira (30) e 7h desta terça-feira (31), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado às 10h30. Os dados serão atualizados no decorrer do dia. As chuvas banharam cidades do litoral, Centro-Sul e Região Norte.

A maior precipitação ocorreu em Fortaleza com 62 milímetros. Na capital, outros três postos pluviométricos tiveram precipitações: Defesa Civil (41 milímetros); Caça e Pesca (40,2 milímetros) e Messejana (40 milímetros). 

No município de Caucaia foi computado 60,4 milímetros. Em seguida aparece Granja, Região Norte, com 60 milímetros. Em Paracuru, no Litoral-Oeste, choveu 52 milímetros.

Aviso meteorológico

A Funceme emitiu um aviso sobre a possibilidade de chuvas intensas, com riscos de eventos como raios, inundações, alagamentos e rajadas de ventos no Ceará. O aviso vale até 23h desta terça.

Segundo o órgão, a faixa de risco potencial atinge toda a Grande Fortaleza, como o Maciço de Baturité, todo o Litoral-Oeste, quase todo Litoral-Leste, além de parte da Região da Ibiapaba e Vale do Jaguaribe. 

A probabilidade de ocorrência para risco potencial é de 20% a 40%. 

Previsão para os próximos dias 

Terça-feira (31): Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Quarta-feira (1º): Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Quinta-feira (2): Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com chuva isolada em todas as macrorregiões.

Situação dos principais açudes

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,63% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 43,79%. Já o Banabuiú se encontra com 9,09%. 

O estado tem sete açudes com volume acima de 90% e 69 reservatórios com volume inferior a 30%.

 

Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário