segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Quais são os 3 municípios do Ceará que há mais de dois anos não registram mortes violentas

 


Morar em uma cidade onde durante 730 dias não houve registro de morte violenta. A realidade de quem reside em Antonina do Norte, Baixio e Granjeiro, todos municípios do Interior do Ceará, é marcada pela tranquilidade em decorrência da 'sensação de segurança’, oposta àquela dos que estão nas metrópoles. 

Em 2021 e 2022, não aconteceram Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, nessas três cidades. A lista aumenta quando analisado apenas o ano passado. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em 2022 foram 10 municípios cearenses que não registraram nenhum CVLI.

Em contrapartida, Fortaleza e Região Metropolitana somam quase 50% dos assassinatos contabilizados no Ceará, nos últimos anos. Os números refletem realidades opostas. Paira sob as cidades pacatas uma rotina que lembra a vivida no fim da década de 1980. Moradores da Capital e arredores têm o dia a dia envolto de crimes violentos atrelados a 'sede de vingança' devido à disputa entre facções rivais e o tráfico de drogas.

Das três cidades sem mortes nos últimos dois anos, a com mais habitantes é Antonina do Norte (com média de 7.300, segundo o IBGE). Antonina se tornou município em 1958, quando desmembrado de Aiuaba. Até hoje, no local persiste a religiosidade católica na cidade localizada na região Cariri Oeste, com ligação íntima à devoção de Santo Antônio.

Granjeiro pertence à Mesorregião do Sul Cearense, à Microrregião de Caririaçu e à Região Metropolitana do Cariri. Também já esteve na condição de distrito, antes de ser município. Lá, os moradores se consideram como "povo batalhador" e hospitaleiros, como citado no hino da cidade que tem como padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição. 

Baixio fica em outra região do Ceará, próximo à Lavras da Mangabeira, mesorregião do Centro-Sul. O nome vem devido aos acidentes geográficos nos arredores de 147 km², área total da cidade, equivalente a menos da metade do tamanho de Fortaleza.

 

 Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário