quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

História das ferrovias do Ceará é contada em exposições gratuitas no Centro de Fortaleza



A partir de ontem, quarta-feira (25), o Museu Ferroviário João Felipe inicia a visitação trazendo duas exposições que contam a história dos trens e ferrovias no Ceará. A abertura das mostras acontece às 18h, no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza. A noite de abertura conta ainda com roda de choro em homenagem ao compositor cearense Tarcísio Sardinha.

"Ferrovia em miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu" e "Memórias da Estação" são as duas exposições iniciais no Museu. A primeira traz uma maquete de cinco metros que retrata as Oficinas de Manutenção da Transnordestina — espaço conhecido pelos fortalezenses como "Oficinas do Urubu" desde os seus primórdios, nos anos 1930, quando pertencia ainda à Rede Viação Cearense.

A obra foi produzida pelo ferroviário metalúrgico Antônio Simão, que trabalha nas Oficinas há 40 anos, em escala HO, de proporção 1:87, ou seja, cada item foi medido e reproduzido 87 vezes menor que o seu tamanho real. A mostra apresenta ainda um minidocumentário audiovisual produzido pelo Estúdio Voa. A curadoria é de Cristina Holanda.

"Memórias da Estação", por sua vez, traz 21 registros fotográficos que cartografam as principais mudanças espaciais vivenciadas pela Estação João Felipe ao longo de quase 150 anos de história. A curadoria é de Hamilton Pereira, Clenilton Melo e Camocim Ribeiro, nomes importantes na manutenção do patrimônio ferroviário cearense. O acervo pertence ao Centro de Preservação da Memória Ferroviária da RFFSA e à Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense (AERVC).


Serviço

  • Abertura das exposições "Ferrovia em miniatura: Memórias das Oficinas do Urubu" e "Memórias da Estação"

  • Visitação aberta ao público de quinta a domingo, de 9h às 13h. Visitação mediada a partir de fevereiro.

  • Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro). Entrada pela Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (AFAC).

  • Gratuito


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário