segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Alunos da EJA em Fortaleza terão 10 mil bolsas de auxílio financeiro


A Prefeitura de Fortaleza irá conceder 10 mil bolsas de auxílio financeiro de cerca de R$ 150 por mês para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal. Também serão distribuídos 10 mil tablets para estudantes da modalidade. A ação faz parte do programa Nova EJA Fortaleza, lançado nesta segunda-feira (23).

O pacote de investimentos destinado à Educação de Jovens e Adultos (EJA), lançado pelo prefeito José Sarto, terá um investimento total de cerca de R$ 30 milhões. A meta da Rede Municipal é ampliar o atendimento da modalidade para 10 mil matrículas.

Segundo o programa, ainda neste ano letivo os alunos da EJA vão contar com um currículo "inovador, mais atrativo e voltado para a construção de um projeto de vida".


Grade curricular

O currículo da Nova EJA Fortaleza inclui atividades presenciais e virtuais com formações nas temáticas de inclusão e economia digital e linguagens de programação, por meio de parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e o programa Juventude Digital.

A grade também ofertará aos alunos formação na área do empreendedorismo, sustentabilidade e renda, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE).

Além disso, a Nova EJA realizará um novo ciclo formativo aos professores que lecionam na modalidade, buscando uma formação permanente, de qualidade e antenada com uma proposta pedagógica para uma EJA com foco na inovação.


EJA

A Educação de Jovens e Adultos possibilita que adultos, idosos ou jovens com mais de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental possam continuar os estudos. Os alunos matriculados nesta modalidade também têm alimentação garantida, materiais e livros didáticos específicos, professores lotados exclusivamente para atuar no período da noite e fardamento.

No ano letivo de 2022, a Rede Municipal contabilizou 5.539 jovens e adultos matriculados. Em 2021, eram 9.472 estudantes e em 2020, 11.093.

Conforme a prefeitura, a redução do número de alunos matriculados na modalidade tem relação com a regularização gradativa da distorção idade-série.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário