quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Número de furtos de hidrômetros cresce 52% na Grande Fortaleza; saiba como prevenir



A quantidade de casos de furtos de hidrômetros cresceu na Grande Fortaleza e no interior do Ceará, segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Na Grande Fortaleza, em 2022, foram furtados 1.630 hidrômetros, enquanto em 2021, esse número foi de 1.060. Um crescimento de 52%. Já no interior, o aumento foi de 150%. Em 2021, houve 111 ocorrências e ano passado saltou para 274 furtos.

O hidrômetro é um equipamento de precisão que registra o volume de água consumido em um imóvel, conectado ao sistema de abastecimento e é indispensável para que os clientes controlem o volume de água utilizado em suas residências e estabelecimentos.

De acordo com a diretora de mercado da Cagece, Cláudia Caixeta, o principal motivo do furto, é o cobre existente no aparelho. Os bairros da capital com maior número de registros são o Centro, Aldeota e Meireles.

"O cobre é muito procurado principalmente pelos carroceiros. Esse mesmo cobre que existe nos fios da iluminação e semáforos. Eles revendem esse produto. Trabalhamos junto com os órgãos de segurança com objetivo de identificar os compradores. Há o furto porque existe um comprador", afirmou.


Boletim de ocorrência e proteção

A Cagece orienta a população que proteja o equipamento e registre boletim de ocorrência em caso de furto. Com a apresentação desse documento, a empresa faz a reposição do hidrômetro sem custo ao cliente. Se o hidrômetro estiver fora da residência do morador, a responsabilidade é da companhia.

A Cagece pode ser acionada pela Central de Atendimento (0800.275.0195).

Além do custo para os usuários, os furtos aumentam as perdas de água, podendo causar problemas no abastecimento e provocar contaminação na rede pública. “Em grande parte desses furtos de hidrômetros, é comum que haja vazamento ali no cavalete ou na caixa padrão. Então o primeiro passo importante é conter essa perda”, disse.


Como evitar ou registrar um furto?

A concessionária também divulgou informações de como agir para proteger o equipamento ou então registrar o caso, caso tenha sido vítima desse tipo de crime.


Como prevenir:

  • Remanejamento do cavalete, para que ele seja instalado no novo padrão e fique em frente ao imóvel, dentro de uma caixa que abriga e protege o equipamento.


Como registrar o crime:

  • Diante de um caso de furto do equipamento, o cliente procure um dos canais de atendimento da empresa e apresente o boletim de ocorrência;

  • Os contatos disponíveis são o telefone da Central de Atendimento (0800.275.0195), o site oficial da Cagece ou ainda as redes sociais.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário