quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

SISU 2023: UFC oferta mais de 6 mil vagas em cursos de graduação presenciais na capital e no interior do Ceará



A Universidade Federal do Ceará (UFC) oferta 6.308 vagas em 111 cursos de graduação presenciais no Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2023. As inscrições acontecem entre 16 e 24 de fevereiro. As vagas são divididas nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé.

A UFC explicou que somente poderão concorrer os candidatos que tenham obtido nota maior do que zero em todas as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A instituição disponibiliza já na primeira edição do SISU (1º/2023) todas as vagas para os dois semestres letivos (2023.1 e 2023.2). Isto significa que a UFC não participará da edição do SISU no meio do ano (2º/2023). Dos cursos presenciais, apenas a licenciatura em Letras-Libras não se insere no SISU, tendo sua seleção realizada por edital próprio.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não publicou o edital relativo ao SISU 1º/2023, mas já divulgou parte do cronograma. Os candidatos deverão fazer sua inscrição, no período de 16 a 24 de fevereiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da Chamada Regular está previsto para 28 de fevereiro.

As normas específicas de seleção e matrícula na UFC serão objeto de edital próprio, a ser publicado no site do SISU na UFC após a divulgação do edital do MEC e até o início das inscrições no SISU 1º/2023.


Cotas na UFC

Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012, do governo federal. Dentro desta condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio público.

A Portaria nº 18/2012, do governo federal, estabelece que também têm direito às vagas de cotas os candidatos que tenham obtido certificação do ensino médio por meio do ENEM, de exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a nenhuma modalidade de cota.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário