segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Atentado suicida mata ao menos 32 em mesquita no Paquistão; alvo era polícia

 


Um atentado suicida em uma mesquita lotada em Peshawar, no Paquistão, matou ao menos 32 pessoas, nesta segunda-feira (30), o mais recente ataque contra a polícia nesta cidade do noroeste do país – onde militantes islâmicos continuam ativos. 

Funcionários do hospital disseram que pelo menos 147 pessoas ficaram feridas, muitas delas em estado crítico. 

O primeiro-ministro paquistanês Shebaz Sharif chamou a explosão de um ataque suicida. Havia pelo menos 260 pessoas na mesquita, acrescentou o policial Sikandar Khan. 

Ninguém reivindicou a responsabilidade pelo atentado, que destruiu a mesquita durante as orações do meio-dia, causando o desabamento de uma parede em cima dos fiéis. 

O edifício está localizado dentro de um complexo altamente fortificado que inclui o quartel-general da polícia provincial e um departamento antiterrorista.

“Estamos percebendo que o terrorista estava na primeira fila”, disse o ministro da Defesa, Khawaja Asif, à Geo TV. 

Imagens da emissora governamental PTV mostraram policiais e moradores lutando para remover os destroços do local da explosão e carregando feridos nos ombros. 

O ataque foi o pior na cidade desde março do ano passado, quando um atentado suicida em uma mesquita muçulmana xiita durante as orações de sexta-feira matou pelo menos 58 pessoas e feriu quase 200. 

Militantes do Estado Islâmico assumiram a responsabilidade pelo atentado. 

Peshawar, que fica na periferia dos distritos tribais do Paquistão na fronteira com o Afeganistão, é frequentemente alvo de grupos militantes, incluindo o Talibã paquistanês. 

O grupo, conhecido como Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), é um guarda-chuva de grupos islâmicos sunitas e sectários que querem derrubar o governo e substituí-lo por sua própria marca de governança islâmica. 

O TTP intensificou os ataques desde que encerrou um chamado acordo de paz no ano passado com o governo paquistanês, facilitado pelo Talibã afegão. 

O TTP tem realizado ataques frequentes contra a polícia nos últimos meses. Em dezembro, militantes islâmicos tomaram um centro antiterrorista no noroeste e fizeram reféns para negociar com autoridades do governo. 

Fonte: CNN BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário