sábado, 24 de outubro de 2015

CEARÁ TEM 2,8% DOS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS INSCRITOS NO ENEM 2015

O Ceará tem oito travestis e transexuais inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 no estado, de acordo com o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número representa 2,8% de todas as inscrições do grupo no Brasil, que chegou a 278 neste ano. São Paulo lidera as solicitações, com 89 participantes, seguido do Rio de Janeiro (33) e de Minas Gerais (29). Roraima, Acre e Amapá não registraram pedidos.

Conforme o Instituto, o número de travestis e transexuais inscritos no Enem 2015 quase triplicou. No ano passado, foram registradas 102 inscrições.

A solicitação do uso do nome social nos dias do exame passou a ser adotado em 2014, mas era preciso o participante efetivar a ação com uma ligação por telefone. Já neste ano, o pedido foi realizado pela internet.
Com isso, os travestis e transexuais devem ser tratados pelo nome com o qual se identificam e vão usar o banheiro do gênero com o qual se identificam.

Maior índice de acesso aos cartões de confirmação
O Ceará lidera o ranking dos estados com os maiores índices de acesso aos cartões de confirmação, com 87,6%, no levantamento divulgado pelo Inep nesta quinta-feira, 22. O acesso possibilita ao participante saber o local de provas.

Maioria concluiu ensino médio
Os inscritos do Enem no Ceará que concluíram o ensino médio representam a maioria. Segundo o Inep, dos 458.608 mil inscritos no Estado, 217.211 (47%) estão nesta posição e aptos para usar o resultado como vestibular.

A nova regra do Enem explica que o participante menor de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame e que concluirá o ensino médio após 2015 não poderá utilizar os seus resultados individuais no Enem para obter o certificado do ensino médio e utilizar o Exame para ingressar no ensino superior.


O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário