quarta-feira, 7 de outubro de 2015

TEMPERATURA DEVE AUMENTAR NO FIM DO ANO NO CEARÁ

Os cearenses devem enfrentar maiores temperaturas e sensação de desconforto térmico ao longo do último trimestre deste ano. No domingo (4), a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou temperaturas máximas de 39 graus, em Crateús, e 38 graus, em Barbalha, Iguatu, Jaguaribe e Sobral. O fenômeno acontece por conta do período de transição do Sol do Hemisfério Norte para o Sul, quando a incidência de radiação solar é mais intensa nas regiões abaixo da Linha do Equador.

Segundo Leandro Valente, meteorologista da Funceme, nesta época do ano há um aumento gradativo das temperaturas na superfície. Em Fortaleza, as temperaturas que normalmente se mantêm na média de 31 graus, podem subir para até 35.

Entretanto, o desconforto térmico na Capital não será tão intenso quanto no Interior. "A partir de setembro, além da temperatura estar mais elevada, os ventos estarão mais fracos", explica Valente, destacando que no mês de outubro, a velocidade dos ventos começam a reduzir mesmo no litoral, onde costuma haver mais brisa, e pode variar de 50 para 24 Km/h, dependendo das condições climáticas.

Outro agravante para o calor é a baixa umidade relativa do ar. Nas áreas de sertão, são registradas taxas de 20 a 30% mínimas, diferentemente de Fortaleza, onde a umidade mínima costuma ser de 40%.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário