sábado, 24 de outubro de 2015

PORTÕES SERÃO FECHADOS AO MEIO-DIA EM TODO ESTADO: PRIMEIRO DIA DO ENEM EXIGE ATENÇÃO DE ALUNOS

Ao estudante que realizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste fim de semana, não custa relembrar alguns cuidados essenciais nos momentos que antecedem as provas. O intuito é evitar que o esforço de todo um ano de estudos vá por água abaixo por causa de pequenos descuidos.

A organização prévia pode determinar o sucesso no exame. Um dos itens que mais demandam atenção do candidato é o horário. Ano a ano, centenas de estudantes deixam de fazer a prova por chegar depois da hora regulamentar. Na Capital e em todos os municípios cearenses, que não seguem o horário de verão, os portões dos locais de prova serão fechados ao meio­dia, não sendo permitida a entrada logo após.

A aplicação do exame terá início às 12h30.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) orienta que os candidatos saiam de casa com, pelo menos, duas horas de antecedência. Viaturas circularão no entorno das principais escolas e universidades visando efetuar o controle de tráfego, atender a colisões que possam prejudicar a circulação e coibir infrações.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), serão disponibilizados 64 coletivos extras no sábado, durante todo o dia. Para o domingo, 63 ônibus adicionais ficarão à disposição, a partir de 8h, com a cobrança de Tarifa Social (R$ 1,80 a inteira, e R$ 0,90 a meia).

Documentos

Para responder às avaliações, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão­resposta. É preciso portar documento de identificação original com foto. Cópias não serão aceitas, ainda que autenticadas. O cartão de confirmação da inscrição não é obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.

Ao todo, 166 mil alunos da rede estadual farão a prova. A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) desenvolve o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, voltado à preparação dos estudantes. Entre as ações, há o chamado "Dia E", para garantir transporte a candidatos da Capital e do Interior, além de alimentação e hospedagem para quem precisa se deslocar para municípios de difícil acesso.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário