quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Plano de imunização contra Covid-19 deve ficar pronto na próxima semana



O Ministério da Saúde realiza na próxima segunda-feira (30) reunião para definir a primeira versão do plano de imunização contra a Covid-19. A estratégia está sendo elaborada por um grupo técnico que vai elaborar a distribuição das vacinas de forma simultânea em todo o país, mas há possibilidade de que áreas que estejam sofrendo um surto da doença possam ser priorizadas, informa a edição desta quarta-feira (25) do jornal O Globo.

A versão consolidada do plano deverá ser concluída antes do fim da fase de testes clínicos das principais vacinas contra a doença em desenvolvimento no Brasil e no mundo. Por isso mesmo, poderá passar por ajustes depois.

Em princípio, a ideia é seguir o plano logístico já utilizado no Plano Nacional de Imunizações (PNI) referente a todas as campanhas de vacinação promovidas pelo governo federal. Em tese, as vacinas deverão ser distribuídas preferencialmente por via terrestre, mas locais isolados serão atendidos por barcos ou aviões.


Quem será vacinado primeiro?

O plano do governo prevê, como já havia sido divulgado, que a distribuição da vacina priorize pessoas dos grupos de risco e profissionais de saúde. O plano de vacinação está sendo confeccionado por dez grupos técnicos, que incluem tanto funcionários do Ministério da Saúde quanto técnicos ligados ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).


Por : Redação CN7

Nenhum comentário:

Postar um comentário