segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Fortaleza amanhece com chuva nesta segunda-feira; Funceme prevê precipitação no litoral nos próximos dias



Fortaleza registrou chuva no início da manhã desta segunda-feira (21). Na capital, moradores relataram precipitações nos bairros Centro e Aerolândia; na Avenida Aguanambi, Avenida Leste-Oeste e Avenida Jornalista Tomaz Coelho, no Bairro Messejana. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) os próximos três dias vão ser de chuva em toda faixa litorânea.

A Funceme registrou precipitações em pelo menos 17 municípios. Os dados vão ser atualizados pelo órgão no decorrer desta segunda. A maior precipitação foi em Missão Velha, com 39,4 milímetros.

A previsão de chuva para os próximos dias se baseia na esperada atuação de áreas de instabilidade que se formam sobre o oceano Atlântico e no leste do Nordeste.

A tendência de acumulados menos expressivos nos municípios cearenses se deve ao atual posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra localizada ao norte da Linha do Equador, demonstrando pouca influência nas precipitações para o estado. Contudo, a faixa litorânea pode apresentar registros devido à atuação de áreas de instabilidade relacionadas à brisa marítima.


Previsão para os próximos dias

Segunda-feira (21):


Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité e no Cariri.


Terça-feira (22):

Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité.


Quarta-feira (23):

Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.


Ceará no período da Pré-Estação
Os meses de dezembro e janeiro marcam a Pré-Estação no Ceará. Como o próprio nome diz, conforme a Funceme, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. Considerando seu histórico, ele tem suas características climáticas específicas.

De acordo com dados da Funceme, a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não têm relação com o resultado dos meses seguintes.

Entre o fim e o começo no ano, as precipitações costumam ser decorrentes da influência de frentes frias que alcançam a Bahia e provocam formação de áreas de instabilidade e nuvens de chuva, principalmente, no sul do Ceará, por isso, as chuvas no Cariri costumam iniciar no mês de dezembro.

Além das frentes frias, o período também é caracterizado pela atuação dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs) e dos Cavados de Altos Níveis (CANs), que dependendo do seu posicionamento provoca chuvas no Ceará. No que lhe concerne, durante a quadra chuvosa, o principal sistema indutor de chuvas no Ceará é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).


Tendências
Conforme a Funceme, a tendência é de que o volume acumulado de chuvas em dezembro de 2020 fique próximo à normal climatológica, isto é, próximo a 31,6 milímetros.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário