segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Bombeiros usam robô que apaga incêndio pela primeira vez em Fortaleza



O Corpo de Bombeiros usou pela primeira vez o robô Aircore, equipamento recebido pela corporação no início deste ano, para combater incêndios urbanos e florestais. A ação aconteceu na última sexta-feira (28), durante o combate ao fogo em uma área de vegetação no Bairro José Walter, em Fortaleza.

Conforme o Corpo de Bombeiros, os agentes da 4ª Companhia do 1º Batalhão foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para uma ocorrência de incêndio em uma área de vegetação próximo a um residencial na região.

Por conta das condições climáticas e de acesso ao terreno, foram deslocados ao local dois veículos da corporação, além do robô.

Na ocorrência, a máquina contribuiu para debelar o fogo com jatos de água potentes. Já no rescaldo, foi possível aferir a temperatura do ambiente, com apoio das câmeras, incluindo uma térmica, que orientou sobre os pontos em que os bombeiros deveriam ter mais atenção.

Com a turbina do Aircore, foi possível ainda resfriar o ambiente mais rápido, reduzindo o consumo de água. Após o controle do fogo, foi feita uma análise da extensão do terreno no intuído de garantir a impossibilidade de uma nova ocorrência na região.


1º da América Latina a receber equipamento



O Ceará foi o primeiro estado da América Latina a receber o robô Aircore, que conta com tecnologia de ponta, holofotes de alta capacidade e câmeras de filmagem regular e térmica.

O equipamento é movido por esteiras e pode entrar em terrenos irregulares e acidentados, onde outros veículos teriam dificuldade para acessar.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário