segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Segundo turno registra 5,6 milhões de eleitores no Ceará, diz TRE



No Ceará, o segundo turno das eleições presidenciais, neste domingo (30), registrou 5.649.398 milhões de eleitoras e eleitores presentes nas urnas para escolher o novo representante para a Presidência da República

Do total do eleitorado do estado, 6.818.192, o percentual de abstenção foi de 17,14%, o equivalente a 1.168.794 pessoas ausentes à votação. No 1º turno, o estado do Ceará teve a 3ª menor abstenção do país (17,46%).

A votação transcorreu normalmente nas seções eleitorais de todo o estado do Ceará, segundo o presidente do tribunal, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto. "Mais uma vez toda a equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará demonstrou compromisso, competência, dedicação e muita paixão pelo que faz. A Justiça Eleitoral cumpriu sua missão de entregar à população uma eleição transparente, tranquila e exitosa, com poucas ocorrências envolvendo substituição de urnas", disse.

Mais de 130 mil pessoas estiveram envolvidas em todo o processo eleitoral, incluindo mesários, auxiliares de eleição, delegados de prédio, juízes eleitorais, promotores eleitorais, terceirizados, servidores das Zonas Eleitorais, da Secretaria e dos Núcleos de Apoio Técnico e policiais.


Urnas eletrônicas

Em relação às ocorrências com urnas eletrônicas, o TRE-CE também avalia o balanço com tranquilidade. Foram registradas no dia da eleição pelos cartórios, 233 substituições de urnas. Dessas, 14 foram em Fortaleza — até a publicação desta reportagem.

Ao todo, foram auditadas 35 urnas eletrônicas, divididas em Teste de Integridade e Teste de Autenticidade. Oito urnas passaram por Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais nos locais de votação dos respectivos municípios.

A auditoria é realizada pelo juiz eleitoral com a presença de representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e fiscais de partido. O teste objetiva verificar a autenticidade e integridade dos sistemas.

Além disso, 25 urnas passaram pelo Teste de Integridade em Fortaleza. O teste é um procedimento que simula a votação no mesmo dia e horário das eleições. Dentre as 25, 23 urnas foram auditadas na nova sede do TRE-CE, no bairro Luciano Cavalcante. O evento contou com transmissão ao vivo pelo Canal do TRE no YouTube.

As outras duas urnas passaram pelo "Projeto-piloto" de Teste de Integridade com utilização de biometria em um colégio particular de Fortaleza. O juiz Daniel Carneiro foi designado para auxiliar os trabalhos do projeto.

As solenidades contaram com a presença de representantes das Forças Armadas, do Ministério Público Eleitoral, da Polícia Federal, de Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, de Tribunal de Contas da União e de Missões de Observação Eleitoral Nacional e Internacional.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário