terça-feira, 22 de novembro de 2022

Apenas 33 bebês são vacinados contra Covid-19 no primeiro fim de semana de aplicação nos postos de Fortaleza; doses são desperdiçadas



O primeiro fim de semana de aplicação da vacina contra Covid-19 para bebês entre 6 meses e 2 anos com comorbidades em Fortaleza teve apenas 33 doses aplicadas de um total de 3,2 mil disponíveis, de acordo com balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O número representa a procura das mães e pais nos 16 postos de saúde com disponibilidade da vacina.

Também receberam o imunizante nove crianças com comorbidades internadas no Hospital Infantil Sopai. Outras 117 doses da vacina precisaram ser aplicadas em bebês sem comorbidades por meio da xepa, para evitar uma perda maior de doses da vacina. Ainda assim, 30 doses acabaram sendo descartadas.

A prefeitura de Fortaleza reforça que a vacinação continua ocorrendo nos postos de Fortaleza cuja relação é divulgada diariamente no portal da prefeitura, além dos shoppings Iguatemi, RioMar Kennedy e RioMar Papicu, sendo aberta a imunização para crianças sem comorbidades, obedecendo à faixa exigida.


Vacina no Ceará

O governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), informou que ainda não recebeu dos 184 municípios os registros de quantas doses da vacina foram aplicadas para divulgação no vacinômetro. Diz ainda que a gestão dos estoques do imunizante e mobilização da população para comparecer à vacinação são de responsabilidade dos municípios.

Até o momento, foram distribuídas 13.030 doses da vacina contra Covid-19 às 22 áreas descentralizadas de saúde para bebês no Ceará.


Esquema da vacina

Os bebês de até 2 anos têm um esquema de vacinação em 3 doses:

  • 1ª dose
  • 2ª dose: 4 semanas após a primeira dose;
  • 3ª dose: 2 meses após a segunda dose


A aplicação da vacina para crianças nesta faixa etária foi aprovado no fim de outubro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para receberem a vacina, as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e com os seguintes documentos:

  • Xerox de documentos comprobatórios da comorbidade (a cópia ficará retida para registro)
  • Cartão de vacinação
  • Cartão Nacional de Saúde
  • Documento oficial de identificação da criança
  • Comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação

Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário