quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Pedagogo: conheça os diversos campos de atuação do profissional para além das escolas


O trabalho de um pedagogo não é restrito somente às paredes da sala de aula de uma escola embora a maior parte das faculdades tenha uma formação voltada para essa área. Empresas, organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos, hospitais, a Justiça entre outras instituições, também fazem parte do campo de atuação desse profissional.

O piso salarial de um pedagogo é de R$ 2.437,65, e o teto salarial chega a um valor de R$ 5.463,11.

Nas empresas, o pedagogo, em geral, integra uma equipe multidisciplinar de recursos humanos e ajuda no trabalho do setor identificando demandas de cursos para os funcionários e preparando treinamentos.

"Ele pode de atuar no setor de recursos humanos, desenvolvendo o plano de carreira relacionado a formação continuada. Na administração geral da empresa, elaboração de política da empresa", explica o pedagogo Jhony Sarmento.

O profissional explica ainda que em relação às ONGs e sindicatos, os pedagogos podem ser contratados para dar cursos, fazer projetos e planejamentos sobre ações da organização enquanto que nos profissionais atuam nas brinquedotecas, acompanhando as crianças, e também são requisitados para dar aula aos pacientes que passam muito tempo internados e têm que deixar de frequentar a escola.

"Nos órgãos do judiciário o pedagogo é aquele profissional capaz de contribuir para ampliar continuamente a perspectiva da justiça, dando, aos operadores do direito, elementos para produzir jurisprudências que avancem cotidianamente em busca de novas visões", esclarece.

Para o especialista, o fato de o mercado proporcionar outras opções é positivo e a expansão dos campos de atuação deve ser contínua. "O mercado de trabalho para quem é formado em pedagogia é bem vasto e vai além da sala de aula ou escolas. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aproximadamente 94% dos Pedagogos estão empregados e é a área com a maior taxa de ocupação no Brasil", finaliza


Curso

O curso de pedagogia é ofertado desde janeiro de 1961 na Universidade Federal do Ceará tendo sua origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Atualmente é disponibilizada a modalidade licenciatura, com 80 vagas/ano no curso diurno e 80 no noturno. A graduação diurna é ministrada em oito semestres. Já a noturna, em 10. Pedagogia integra a Faculdade de Educação, no Campus do Benfica.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário