segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Fortaleza terá 1º réveillon com proibição de fogos de artifício barulhentos



Não dá para negar que a queima de fogos no réveillon, além de ser uma tradição, é um espetáculo à parte para o público na hora da virada para o ano novo. Contudo, eles não poderão ser mais barulhentos em Fortaleza. A capital cearense terá a primeira feste pública de réveillon após a lei que proíbe fogos de artifício barulhentos entrar em vigor.

Criada durante a pandemia, a Lei n° 11.140/2021, proíbe uso de artigos que provocam ruído alto em eventos públicos e particulares, dispostos em locais privados.

Além da capital cearense, cidades como Macapá, Campo Grande, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife proíbem fogos barulhentos.

As equipes de fiscalização vão estar de plantão tanto em festas públicas como nas particulares. Quem desobedecer à lei deve ser multado em R$ 177 para pessoas físicas ou R$ 899 para pessoas jurídicas.

A empresária Edlany Bezerra cria dois cachorros e tem um filho com autismo. Para ela, a proibição é um alívio. "A gente fica feliz por essa ação, por essa lei, espero que seja realmente cumprida. Sabemos que está no comecinho de conscientizar a população, mas se todo mundo fizer sua parte vai dar certo", disse.

Os comerciantes da capital cearense já estão se adaptando e adquirindo da indústria os produtos considerados de baixo ruído e mesmo assim a expectativa é manter as vendas.

"A gente já está ciente da lei, procuramos nos informar sobre os produtos adequados além da questão da segurança e do produto em si que requer cuidados", disse o empresário César Nogueira.

A festa em Fortaleza vai manter a tradição da queima de fogos durante a virada, mas apenas com efeitos visuais e ao som de músicas, o que não tira a empolgação dos turistas. "Pode ser beira de praia, na sua casa, se não tiver queima de fogos não tem graça", disse o engenheiro Fagner Alves que está na capital cearense para a festa de réveillon.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário