quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Metrô e VLT têm passagem gratuita para pessoas com HIV/Aids no Ceará


Fortaleza, Sobral e a região do Cariri têm embarque gratuito no metrô e nos VLTs para as pessoas vivendo com HIV/Aids. O acesso é cedido diretamente nas estações da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) mediante apresentação do cartão Passe Livre Intermunicipal — emitido pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) — ou de documento emitido pela unidade de saúde onde é feito o tratamento.

A gratuidade é uma das ações do Metrofor neste Dezembro Vermelho — mês de conscientização sobre o HIV/Aids e vai ter continuidade para acesso ao transporte. A companhia também abriu as estações e trens para ações de panfletagem, levando ao público materiais informativos com orientações de prevenção e indicações de locais de testagem e tratamento.

No Metrô de Fortaleza, a ação foi realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). No VLT do Cariri, a ação foi realizada pela Associação Caririense de Luta Contra a Aids.


Autotestes gratuitos

Além da gratuidade, o Metrofor disponibiliza, na estação do Bairro Benfica, distribuição de autotestes de detecção de HIV, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. O fornecimento de autotestes acontecerá por meio do projeto “A Hora É Agora”, operacionalizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No site do projeto, a população pode solicitar autotestes, gratuitamente, e em breve, poderá escolher retirar os materiais na Estação Benfica - nos dias e horários indicados durante o cadastro online. A estação é aberta ao público de segunda a sábado, das 5h30 às 23h.

A população contemplada será homens gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), trabalhadores do sexo e mulheres trans e travestis, maiores de 15 anos e residentes em Fortaleza.

O Metrofor explica que o recebimento dos kits na estação será por autoatendimento, sem contato com outras pessoas. Para isso, foram instalados armários na estação. Ao fazer a solicitação pela internet, o usuário receberá uma senha, que lhe dará acesso a um dos armários, e dentro dele estarão os kits solicitados. Não é possível retirar ou receber autotestes sem fazer a solicitação no site.

O autoteste pode ser aplicado no ambiente de preferência do solicitante, e as orientações sobre o que fazer após verificar o resultado também estão no site do projeto “A Hora É Agora”.


Por g1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário