quarta-feira, 18 de novembro de 2020

TRE requisita tropas federais para o 2º Turno das eleições em Fortaleza e Caucaia



O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), aprovou, na tarde desta terça-feira (17),  o pedido para novamente tropas federais estarem presentes no estado no próximo dia 29, data em que será realizado o Segundo Turno das eleições. Desta vez, as tropas deverão ser mobilizadas para Fortaleza e Caucaia, as duas únicas cidades cearenses onde ocorrerá votação.

No último domingo (15), tropas do Exército e da Marinha estiveram em ação em 11 cidades cearenses, incluindo Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Itaitinga, além de Municípios do Interior como Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Ibicuitinga.  Com a presença do efetivo militar, não foram registrados incidentes de maior gravidade.

Para o próximo dia 29, o Tribunal Regional Eleitoral quer reforçar ainda mais a segurança em todas as secções eleitorais para impedir que eleitores sejam ameaçados, coagidos ou abordados nas ruas para a compra de votos.  No Primeiro Turno, cerca de 28 pessoas foram presas em todo o estado por crimes eleitorais como “boca de urna”, propaganda irregular e transporte ilegal de eleitores. Já a PF informou ter apreendido R$ 98 mil em espécie, dinheiro que seria usado no crime de captação ilegal de sufrágio.

Para que as tropas federais sejam novamente colocadas nas ruas de Fortaleza e Caucaia, o TRE encaminhará o pedido para análise do governador do estado e, se esteve aprovar, a requisição segue para deliberação do Tribunal Superior Eleitoral  (TSE),  em Brasília.  


Por : Fernando Ribeiro, CN7

Nenhum comentário:

Postar um comentário