sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Operação cumpre 23 mandados contra facção criminosa no Ceará e em São Paulo



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18), a Operação “Ponto Cego”, que visa desarticular uma facção criminosa com atuação em todo o país, especialmente no Ceará. O fundador da facção é um dos alvos dos mandados.

A ação cumpre 23 mandados de prisão e de busca apreensão em Fortaleza (4), Maracanaú (1) e Icó (1), no Ceará, e em Martinópolis (1), em São Paulo. Os demais mandados vão ser cumpridos no sistema penitenciário do Ceará, na CPPL 2 (2), CPPL 3 (11), CPPL 4 (2) e UP de Pacatuba (1).

De acordo com o órgão, o grupo é acusado de vários crimes, como organização criminosa, tráfico de entorpecentes e de armas, associação para o tráfico, homicídios, assaltos, entre outros. Entre os alvos está um dos fundadores da facção criminosa. Os mandados judiciais foram expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas.

A operação conta com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Sap) e do Ministério Público do Estado de São Paulo.


Investigação

Também segundo o MPCE, a investigação começou em maio de 2015. No curso dela, as equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) descobriram um complexo organograma com toda estrutura da facção criminosa, especialmente os ocupantes e os “cargos” no grupo.

Conforme o órgão, a maioria dos membros da facção criminosa ocupava posições de comando dentro do grupo e praticavam uma série de graves infrações penais, principalmente tráfico ilícito de drogas, a associação para o tráfico, comércio irregular de arma de fogo e o planejamento de assaltos e homicídios, tanto em Fortaleza quanto no interior do Ceará.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário