terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Fiocruz descobre nova variante da Covid-19 no estado do Amazonas



A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia está realizando pesquisas para descobrir mais a fundo sobre uma possível variante do coronavírus encontrada em pacientes japoneses, mas que tem origem no estado do Amazonas. Segundo o Uol, as mutações achadas no vírus, até então inéditas, criaram uma provável linhagem brasileira.

Os cientistas envolvidos no estudo acreditam que a nova variante tem maior poder de transmissão. Segundo eles, as mutações achadas nessa nova linhagem do coronavírus foram descritas simultaneamente na proteína Spike, que é responsável pela ligação entre o vírus e às celulas e, portanto, está diretamente relacionada a capacidade de transmissão da Covid-19.

O surgimento da nova linhagem coincide com o aumento no número de casos em Manaus, que passa pela segunda onda da doença. O crescimento, inclusive, é mais acelerado que na primeira fase. Atualmente, a capital da Amazônia encontra-se em calamidade pública com a carência de oxigênio para os pacientes internados com a Covid-19. Diante do cenário, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, prometeu ajudar ao estado visando suprir a carência da região.


Por : Redação CN7

Nenhum comentário:

Postar um comentário