sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Em um mês, taxas de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria crescem no Ceará e acendem alerta

 


A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) destinados a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 saiu de 63,52%, em 21 de dezembro de 2020, para 71,56% nesta quinta-feira (21), segundo dados do IntegraSUS até 15h02. O aumento acontece praticamente um mês após o início da temporada de festas de fim de ano, mesmo que, à época, o Governo tenha tentado impor medidas para evitar a propagação da doença.

A pressão sobre o sistema de saúde obriga o Estado a aumentar a disponibilidade de leitos exclusivos para atendimento a pacientes infectados.

Só de terapia intensiva, devem ser acrescidos a hospitais públicos do Ceará, durante os próximos 15 dias, 211 leitos de UTI, sendo 162 na região de saúde de Fortaleza, 19 na do Cariri e 30 na região do Sertão Central.

Neste último mês, a taxa de ocupação de leitos em enfermarias no Ceará também aumentou. Saiu de 39,47% em dezembro, para 46,9% agora.

Separados, os aumentos das taxas de ocupação parecem pequenos, mas, sistematicamente, somados ao aumento da circulação viral e dos registros de óbitos por Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), representam o agravamento da pandemia no Estado. "A gente tem um pico anterior a esse, de novembro, decorrente do momento de eleições", lembra o biólogo e epidemiologista Luciano Pamplona. Desta vez, confirma o especialista, a progressão da pandemia se deve, sobretudo, às confraternizações familiares no fim de ano.


Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário