terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Prefeitura de Fortaleza muda estratégia para vacinar profissionais de saúde e vai exigir comprovação de que estão 'sob risco'



Os profissionais da saúde que estão agendados para se vacinar a partir desta terça-feira (26), no Centro de Eventos de Fortaleza, devem comprovar que estão ativos e trabalham na linha de frente contra a Covid-19. O anúncio foi pela secretária municipal da saúde, Ana Estela Leite, em entrevista ao Bom Dia Ceará.

A prefeitura mudou a estratégia de vacinação de profissionais de saúde, segundo Ana Estela. "Hoje os profissionais que forem para o Centro de Eventos terão que levar mais um documento que comprove que são profissionais da saúde ativos, atendendo pacientes e, portanto, sob risco de contrair a Covid-19", disse a secretária.

A partir de quarta-feira, haverá uma ampliação de atendimento em relação a essa terça. "A partir de amanhã, de quarta-feira até domingo, os profissionais da saúde que estão agendados para o Centro de Eventos, eles terão que comprovar que estão atuando na rede hospitalar do município de Fortaleza. A ideia é que Fortaleza amplie esse público dos profissionais e trabalhadores da rede hospitalar", afirmou.

A secretária voltou a afirmar que idosos não devem ir ao Centro de Eventos pois devem fazer a vacinação em casa ou em drive-thru na hora que será indicada pela prefeitura.

No primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, 2.702 pessoas foram imunizadas, sendo 2.429 trabalhadores da saúde e 273 idosos acima de 75 anos. A campanha no local teve início nesta segunda-feira (25).

A imunização durou até pouco mais de 21h, para profissionais de saúde que já haviam agendado, por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza e pelo site Vacine Já. A última a ser vacinada nesta segunda-feira foi a capitã médica da base aérea Fernanda Dias, de 45 anos.

Os profissionais da saúde de Fortaleza que se cadastraram para receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 formaram longas filas no Centro de Eventos da capital, até a noite desta segunda-feira (25), mesmo após horas do início da vacinação.

Ainda na tarde desta segunda-feira, um erro no sistema de agendamento indicou que em torno de 800 idosos fossem ao Centro de Eventos, para receber a dose. Contudo, de acordo com a Prefeitura, alguns servidores da saúde entraram em contato com parte desses idosos indicando que eles não deveriam ir ao local, pois vão receber a vacina em casa.

Quatrocentos e vinte um idosos foram agendados para esta segunda, parte chegou a ir ao Centro de Eventos e foi atendida. As vacinas são aplicadas com idosos nos carros, no estacionamento do Centro de Eventos, e 250 já foram imunizados. Em outra parte do local, profissionais da saúde recebem a vacina em fila fora dos carros.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário