quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Av. Dom Luís, em Fortaleza, tem limite de velocidade reduzido para 50 km/h a partir desta quinta-feira



A Avenida Dom Luís, no Bairro Aldeota, em Fortaleza, vai ter novo limite máximo de velocidade de 50 km/h em toda extensão da via, desde a Rua Frei Mansueto até a Rua Tibúrcio Cavalcante, a partir desta quinta-feira (28).

Hoje começam as ações educativas para orientar os condutores sobre a mudança na velocidade da via, que teve a velocidade máxima reduzida de 60 km/h para o novo limite.

No dia 21 de janeiro a médica cardiologista Lúcia Belém morreu no cruzamento com a Rua Cel. Jucá após tentar atravessar pela faixa de pedestres, quando foi atingida por uma Range Rover Evoque.

De acordo com Juliana Coelho, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), faixas informativas indicarão o cumprimento ao novo limite e, sobretudo, à prioridade do pedestre durante a travessia. "A velocidade é o principal fator de risco de acidentes graves e atropelamentos. Ao readequá-la, estaremos garantindo um ir e vir mais seguro a quem se desloca a pé e está mais exposto na via", afirmou.

A exemplo de outras vias que já operam com 50 km/h, como a Av. Leste Oeste, os condutores terão até seis meses para se adaptarem à mudança. A previsão é que sejam autuados somente após esse período. “Enquanto isso, continuaremos monitorando o comportamento do fluxo, reforçando as sinalizações necessárias e fiscalizando demais condutas inadequadas, como, por exemplo, deixar de dar preferência de passagem ao pedestre”, esclarece a superintendente.

Conforme levantamento da AMC, a Av. Dom Luís concentra um dos maiores índices de viagens por dia com o tráfego de 44 mil veículos. De 2015 a 2019 foram registrados 482 acidentes na avenida, sendo 150 com feridos e três fatais, além de 20 atropelamentos.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário