terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Idosos que foram ao Centro de Eventos após falha em agendamento recebem vacina contra Covid por drive thru, em Fortaleza



Idosos que agendaram o recebimento da vacinação contra coronavírus em Fortaleza por uma falha no sistema da Prefeitura de Fortaleza acabaram recebendo o imunizante na tarde desta segunda-feira (25) em um sistema de drive thru.

Conforme a Prefeitura de Fortaleza, um erro no sistema de agendamento indicou a cerca de 800 idosos para irem ao Centro de Eventos, onde receberiam a dose. Os servidores da saúde entraram em contato com parte deles indicando que não deveriam ir ao local, que eles receberiam a vacina em casa. Quatrocentos e vinte um idosos foram agendados para esta segunda, parte chegou a ir ao Centro de Eventos e foi atendida.

"A gente estava se preparando para vacinar os idosos a partir de quarta-feira. Teve um probleminha que os idosos conseguiram agenda para hoje. Então a gente não quis cancelar esses agendamentos e fazem com que eles voltassem", explicou a coordenadora de imunização de Fortaleza, Vanessa Soldateli.

As vacinas são aplicadas com idosos nos carros, no estacionamento do Centro de Eventos. Em outra parte do local, profissionais da saúde recebem a vacina em fila fora dos carros.


Agendamento para vacinação

A vacina está disponível para quem fez o agendamento no site no aplicativo Mais Saúde Fortaleza e no site Vacine Já

Os idosos recebem a vacina de Oxford/AstraZeneca, que deve aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias. O Ceará já recebeu mais de 100 mil doses do imunizante. Todas elas serão aplicadas nesta fase da campanha, e a segunda dose será aplicada quando novos lotes do produto chegarem.

Entre os profissionais da saúde é utilizada a CoronaVac, produto desenvolvido na China e produzido no Brasil pelo Instituto Butantan.


Como receber a vacina em Fortaleza

Para realizar o agendamento é necessário acessar o aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou o site Vacine Já.


Trabalhadores da saúde:

  • Agendamento virtual;
  • Terão a opção de escolher data e horário;
  • Documentos necessários: carteira do conselho de classe; carteira profissional; contracheque ou declaração da unidade de saúde em que atua.


Idosos acima de 75 anos

  • Terão a opção de escolher se desejam receber a vacina em domicílio ou em drives de vacinação (divulgados posteriormente);
  • Será enviada, próximo à data de vacinação, uma mensagem via WhatsApp e também por e-mail com a confirmação do agendamento e todas as especificações;
  • Apresentação obrigatória de documento original com foto.


Local: Centro de Eventos

  • Nesta segunda-feira (25), apenas profissionais da saúde com agendamento marcado podem se vacinar no local;
  • À medida que as novas doses da vacina forem destinadas para Fortaleza, novos centros serão abertos.


Instabilidade no sistema

Algumas pessoas que tentam se cadastrar para agendar a vacinação estão relatando problema de instabilidade no site. Em mensagem nas redes sociais, o prefeito José Sarto Nogueira afirmou que a Prefeitura de Fortaleza já identificou os problemas e faz a manutenção do site.

"O nosso sistema de agendamento da vacina contra a Covid-19 está sofrendo instabilidade por conta da alta demanda. Estamos atentos às dificuldades relatadas. Nossa equipe está trabalhando para corrigir as falhas", afirmou a prefeitura, em nota.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário