quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Cidades do Ceará têm tremores de terra de magnitude 1,6

 


As cidades de Chorozinho e Paramoti, no Ceará, tiveram abalos sísmicos de baixa magnitude entre a noite de terça-feira (26) e manhã desta quarta-feira (27). De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, os tremores de terra foram captados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Ceará.

 Conforme o laboratório, os tremores atingiram magnitude entre 1,4 e 1,6.

 Às 22h50 de terça-feira, um tremor de magnitude 1,6 ocorreu em Chorozinho. Horas depois, à 0h53, outro evento de magnitude 1,5 foi registrado. Às 3h16 a região no entorno da cidade teve um terceiro tremor, de magnitude 1.

 Os abalos sísmicos dessa magnitude não são considerados graves e não põem em risco estruturas e pessoas, mas podem ocasionar leves tremores no chão.

 Fenômeno frequente

Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo Eduardo Menezes, técnico do Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica.

As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano.

 O mais forte tremor registrado na região ocorreu em Sobral, em 2009, e atingiu a magnitude 4,3. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.

 Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário