segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Mais de 2,5 mil roubos e furtos foram registrados nos ônibus de Fortaleza de janeiro a julho

 


De janeiro a julho deste ano, foram registrados 2.589 crimes em ônibus na cidade de Fortaleza. Destes, 1.528 roubos e 1.061 furtos, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

O número se aproxima da quantidade de crimes violentos contra o patrimônio (CVP) alcançado em todo o ano passado, com 2.718 roubos e furtos nos coletivos.

Segundo a Secretaria da Segurança, houve uma redução de 3,3% nos casos de roubo em coletivos nos primeiros sete meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. Se comparado o ano de 2021, com 1.706 ocorrências nos ônibus, a 2020, que teve 1.728 casos, a redução é de 1,27%.

Durante o registro do Boletim de Ocorrência não são compilados os dados das linhas em que os crimes ocorreram. Conforme a Secretaria, não há esse detalhamento "para não estigmatizar a linha" do coletivo.

Para o pesquisador de segurança pública, Raul Thé, podem ser adotadas medidas para evitar os crimes nos veículos.

"No momento de pico você vai ter muitas pessoas e como o furto é um crime de ocasião, é importante ter cuidado com a oportunidade dada a essas ocasiões. É importante ter cuidados com os bens móveis, como carteira e celular, colocar em espaços que possa estar olhando e tocando, para diminuir as oportunidades. Claro que não vai limitar o roubo, apenas os furtos. Além do trabalho do poder público para combater esses crimes", disse Raul Thé.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário