segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Especialista alerta sobre o que é permitido e o que é proibido durante a consulta ginecológica


É comum ouvir que o ginecologista é o médico mais importante na vida da mulher, pois a acompanha desde a puberdade. O contato inicial é visto quase como um rito de passagem, que põe fim à infância e dá início à adolescência.

Somada à expectativa da primeira consulta, muitas pacientes também precisam lidar com a tensão e o medo diante dos últimos casos de abusos praticados por médicos seja durante uma consulta ginecológica ou até mesmo no momento do parto como ocorreu no caso do médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra, que foi preso após ser flagrado estuprando uma grávida durante uma cesariana em um hospital do Rio de Janeiro.

Apesar da ocorrência desses casos, a consulta com o ginecologista é de extrema importância para a saúde da mulher e não precisa ser um momento de vergonha, medo ou constrangimento.

Para amenizar a ansiedade, a tensão e o medo, o médico ginecologista André Vinícius, falou ao g1 sobre a importância da consulta para diagnóstico precoce de doenças, além de orientar as pacientes sobre o que é permitido e o que é proibido ao profissional fazer durante o procedimento afim de evitar situações constrangedoras e evitar crimes sexuais.


Primeira consulta

De acordo com o profissional, a primeira consulta deve ocorrer logo após a primeira menstruação da adolescente que sempre deve estar acompanhada de um familiar maior de idade, idealmente a mãe.

"A consulta ginecológica deve acontecer rotineiramente se nunca houve nenhum problema ginecológico, no geral, as mães devem levar as filhas a ginecologista após a primeira menstruação para receberem orientações e esclarecimentos sobre o funcionamento do corpo feminino a partir daquele momento", explica o médico.


Confira outras dicas do ginecologista:


O que é permitido:

  • examinar a genitália da paciente com o seu consentimento
  • examinar as mamas da paciente com o seu consentimento
  • ter uma acompanhante de sua escolha durante a consulta médica


O que é proibido:

  • tocar o clitóris (exceto se identificado no exame visual algum nódulo ou houver queixa por parte da paciente
  • realizar exame das mamas ou genitália sem consentimento da paciente
  • deixar a paciente constrangida com algum comentaria desagradável sobre o seu corpo


Quais os procedimentos de rotina são realizados pelo médico durante uma consulta?

Basicamente são dois, a anamnese (questionário de perguntas para levar a um diagnóstico) e o exame físico (coleta de exame citológico, exame clínico das mamas).


Quantas consultas por ano a mulher deve fazer com esse profissional?

É importante manter uma frequência de pelo menos uma consulta de rotina anual , especialmente após iniciar atividade sexual, para coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero ou em intervalos variados conforme necessidade de acompanhamento de alguma doença específica.


Que tipos de doenças podem ser evitadas ou diagnosticadas de forma precoce através de uma consulta com o ginecologista?

Câncer de colo do útero, câncer de mama – são doença que podem ser suspeitadas durante o exame clínico, sem necessidade de nenhum exame adicional.


Diante dos casos de abusos ocorridos envolvendo profissionais durante o parto ou consultas ginecológicas quais os cuidados que o paciente deve ter antes de escolher o seu médico?

É de suma importância pesquisar se aquele médico possui especialidade registrada junto ao Conselho Regional de Medicina do seu Estado. Hoje em dia com as redes sociais fica fácil acompanhar o perfil do profissional e os comentários e feedbacks de pacientes.

Outra dica é buscar o currículo do médico, e se possível, conversar com alguma outra mulher que já é paciente daquele profissional.


O que o médico não pode fazer durante uma consulta ginecológica? Com que atitudes a paciente deve ficar alerta durante o exame de toque, por exemplo?

Idealmente o ginecologista (especialmente se for do sexo masculino) não deve examinar uma paciente sem a presença de uma técnica de enfermagem ou auxiliar de sala do sexo feminino.

Se a paciente notar que a fala do profissional ou a forma como ela é examinada tem cunho sexual, questionar a real necessidade e as vezes até denunciar aquele profissional aos órgãos competentes.


Que consequências a falta de consultas regulares com o ginecologista podem trazer para a saúde da mulher?

A mulher pode perder a oportunidade de fazer o diagnóstico precoce de alguma doença , ou de receber orientações de como alcançar uma qualidade de vida ainda melhor com hábito simples para cada faixa de idade e em cada etapa da sua vida.


Que procedimentos de segurança devem ser tomados pelo profissional para evitar casos de abuso durante o parto de uma paciente?

Permitir sempre a presença de um acompanhante ,escolhido pela paciente , durante todo o tempo que ela permanecer em trabalho de parto.


Que cuidados a paciente deve observar ao escolher um ginecologista para acompanhá-la regularmente. Como escolher o melhor profissional?

Garantir que o médico está registrado no conselho regional de medicina do seu estado, buscar o currículo desde profissional e referências com outras pacientes que já são acompanhadas por aquele médico.


O que fazer em caso de assédio ou abuso sofrido pela mulher durante uma consulta ginecológica?

Sem dúvidas, é denunciar o caso na Delegacia da Mulher de sua cidade e no Conselho Regional de Medicina do seu estado.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário