segunda-feira, 29 de agosto de 2022

AMC aplica quase 6 mil multas por uso de celular no trânsito no 1º semestre em Fortaleza



A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) registrou 5.955 infrações pelo uso do celular no trânsito no primeiro semestre deste ano em Fortaleza. Além de tirar a atenção do condutor e causar risco de acidente, o uso do aparelho celular no trânsito pode ocasionar multa.

Conforme o Novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que segurar ou manusear o telefone celular enquanto dirige comete infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Um levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apontou que, por hora, cerca de 30 infrações de trânsito por conta do uso do celular são registradas no país. Além disso, o uso do aparelho de telefone é responsável por, em média, até 57% dos acidentes entre os motoristas que têm entre 20 e 39 anos.

Disraelli Brasil, assessor técnico da AMC, alerta sobre os riscos causados pelo uso do celular no trânsito

"No momento que a pessoa está conduzindo o veículo de cabeça baixa, as cegas, pode ocorrer uma colisão traseira, um atropelamento ou mesmo a pessoa passar no sinal vermelho", disse Disraelli Brasil.

O assessor destaca ainda que, em caso de necessidade extrema para usar o celular, o condutor deve parar o veículo em um local seguro e só depois segue a viagem.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário