quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Furto de cabos de energia afetou 176 mil clientes em 2022 no Ceará, estima Enel



As ocorrências de furto de cabos da rede elétrica prejudicou mais de 176 mil clientes em 2022, segundo a Enel Ceará, companhia responsável pelo serviço no estado. Ao todo, os 1.117 resultaram em 180 km de cabos furtados, deixando parte da população sem energia. A empresa reforça que, além de ser crime, a prática também oferece risco à população.

Somente em Fortaleza e Região Metropolitana, mais de 100 mil unidades consumidoras foram afetadas pelo furto de cabos. Na capital, os bairros mais atingidos são:

  • Água Fria
  • Presidente Kennedy
  • Cidade dos Funcionários
  • São João do Tauape
  • Centro
  • Barra do Ceará
  • Aldeota.


Já na gerência operacional Norte, que passa pelo Litoral Oeste/Norte até meados do Sertão de Crateús e parte do Sertão Central, mais de 45 mil clientes ficaram sem energia. Municípios como Acaraú e Camocim registraram juntos mais de 80 ocorrências de falta de energia devido ao furto de cabos.

A Enel Ceará afirmou que tem intensificado as operações em campo, com foco no combate a esses furtos, levando equipes técnicas para realizarem vistorias nas sucatas em busca de materiais receptados após o furto. Com isso, cinco pessoas já foram presas neste ano. Um dos principais problemas ocasionados é com relação ao funcionamento dos semáforos


Ações de combate

Para alertar a população sobre o tema e diminuir a quantidade de furtos na rede, a Enel Distribuição Ceará tem intensificado o trabalho em diversas ações em campo, fazendo monitoramento, visitas a sucatas em todo o estado e operações em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e do Desenvolvimento Social e com o apoio das polícias Civil e Militar.

Neste ano, a distribuidora já realizou 10 operações contra furto de cabos. Além das cinco pessoas presas a partir das operações da Enel Ceará, foram feitos Boletins de Ocorrência contra outras sete pessoas, que também responderão pelo crime.

Com pena prevista de um a oito anos de prisão, o furto de cabos representa um risco direto para a população, principalmente para aqueles que manipulam a rede sem o treinamento adequado, e prejudicam o fornecimento de energia.

Ao cometer a prática criminosa, as pessoas estão sujeitas às descargas elétricas – que podem ser fatais. Também há o risco de danificar condutores, que ficam partidos ao solo e podem causar acidentes com a população.

Além do risco de acidentes, o furto de cabos também compromete a qualidade do serviço, afetando o fornecimento de energia.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário