sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Teto da casa de Rodolfo Teófilo desaba em Maracanaú; escritor denuncia descaso com local



A memória cearense teve mais um episódio de destruição nos últimos dias. Isso porque parte do teto da casa do escritor e cientista Rodolfo Teófilo, em Maracanaú, desabou nesta segunda-feira (19), após anos sofrendo com deterioração. A prefeitura informou que não houve feridos no acidente, dado não haver ninguém no imóvel no momento do desabamento, e que enviaria equipe técnica ao local (leia mais abaixo).

Localizado na Praça João Batista Almeida, no Bairro da Pajuçara, o imóvel já apresenta sinais de declínio com o tempo. O advogado e analista de Recursos Humanos (RH) Paulo Victor Damasceno afirmou que o local, patrimônio tombado pelo município em 2007, está "completamente abandonado".

Na última ida à casa, ele viu que a edificação tinha sido limpa, mas ficara com espécie de escora em um dos cômodos, como se o item fosse usado para sustentar a coberta do imóvel. Em razão disso, gravou um vídeo do interior do local. "A gente entrou e saiu justamente com medo, pois a gente não sabe a estrutura da casa. [O teto] poderia ter caído em cima de mim", disse.

"Lá, funcionava uma biblioteca, mas, na pandemia, estive lá, falei com um vigia, e ele me informou que tinham invadido", relatou o advogado, apontando que, nessa ocasião, levaram objetos, rasgaram livros e derrubaram estantes. "A prefeitura [de Maracanaú] recolheu tudo que tinha sobrado e guardou, não tem mais nada lá dentro".

A prefeitura afirmou, em nota enviada às 9h34 desta quinta-feira (22), que equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) iria ao local nesta semana para avaliar a recuperação do telhado e outras medidas de revitalização. Os trabalhadores da pasta foram ao local ainda nesta quinta.

Após a visita do corpo técnico, a prefeitura de Maracanaú enviou nova nota, às 11h33 desta quinta, indicando que os técnicos informaram já possuir o "projeto de reforma conforme as estruturas da casa, bem como, o telhado cedido e outras medidas para revitalização" da casa. Não foi indicado prazo para o projeto ser iniciado

Em razão de ser um patrimônio histórico, a reforma precisa preservar as características originais do imóvel, apontou a gestão nos dois textos.

Questionada sobre desde quando a biblioteca está sem funcionar, quais os prejuízos da invasão sofrida pela casa, para onde foi o acervo do local, o que foi feito pela gestão em relação ao caso e se há planos de o equipamento retornar, a prefeitura não respondeu até a última atualização desta matéria.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário