segunda-feira, 26 de setembro de 2022

A seis dias do 1º turno, TRE-CE contabiliza 900 denúncias de propaganda eleitoral irregular


A seis dias do 1º turno das eleições de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) contabilizou 900 denúncias de irregularidades na propaganda de partidos e candidatos, em todas as Zonas Eleitorais do Estado

As denúncias foram apresentadas por meio do aplicativo Pardal e os dados foram divulgados pelo órgão neste domingo (25).

Fortaleza apresenta o maior número de denúncias no Estado, totalizando 56,4% dos ilícitos reportados. As principais irregularidades denunciadas na capital são de propagandas com efeito outdoor, carros de som circulando isolados, bandeiras e propagandas em bens de uso comum.


Os outros quatro maiores colégios eleitorais do Estado apareceram com:

  • Juazeiro do Norte - 44 denúncias
  • Caucaia - 34 denúncias
  • Sobral - 15 denúncias
  • Maracanaú - 3 denúncias


Segundo a Justiça Eleitoral cearense, até o momento, 585 denúncias foram autuadas como notícia de irregularidade em propaganda eleitoral (NIP) por terem sido verificados indícios de ilícitos.

Além destas, o TRE-CE contabiliza 487 ações ajuizadas por propaganda irregular na campanha eleitoral do Ceará. O número compreende representações, pedidos de direito de resposta e petições cíveis. Os processos foram abertos até o dia 24 de setembro, após denúncias de partidos, candidatos, federações, coligações ou do Ministério Público.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário