terça-feira, 6 de dezembro de 2022

CÂMARA DE PENTECOSTE IRÁ HOMENAGEAR IDOSA DE 109 ANOS, PESSOA MAIS VELHA DO MUNICÍPIO

 


A Câmara Municipal de Pentecoste irá homenagear as pessoas centenárias do município. Em Sessão Solene neste dia 7 de dezembro (quarta-feira), a partir das 9h, o pedido de autoria do Vereador Professor Júnior, quer reconhecer o papel e importância de cada cidadão por sua participação na história de Pentecoste.

 Como a pessoa mais idosa do município, dona Tereza Ferreira Melo com 109 anos é considerada a pessoa com mais idade no município e entre as pessoas mais velhas no estado do Ceará. Dona Tereza Melo, nasceu em 03 de julho de 1914, em Pacoti, casou-se com Antônio Francisco de Lima, teve 22 filhos, criaram-se 15, sendo uma adotada. “Trabalhou como empregada doméstica em casas de famílias durante décadas. Dona Tereza tem lucidez, anda sozinha, prepara refeições, ajuda nos afazeres domésticos em casa e, provavelmente, será a mulher mais idosa do Estado do Ceará. Atualmente mora em Pentecoste”, informa o vereador Professor Júnior.

 Em outubro de 2021, a pessoa mais velha do Ceará, do Brasil e a terceira do mundo, faleceu com 116 anos, Francisca Celsa dos Santos, natural de Cascavel e morava no bairro de Messejana, em Fortaleza. Segundo familiares, faleceu em sua própria residência, após ser acometida por uma pneumonia. O título de mais velha do país foi validado pelo Gerontology Research Group (GRG), ou Grupo de Pesquisa em Gerontologia.

 Para o vereador de Pentecoste, Professor Júnior, o município tem dezenas de pessoas que vivem acima dos 90 anos. “Nesta sessão, vamos prestar homenagem a idosos centenários, que vivem nas localidades e são acompanhados por equipes de saúde periodicamente. Hoje, são três pessoas que vivem acima dos 100 anos de idade em Pentecoste. E eles são peças fundamentais para a construção da nossa história, surgimento da cultura e manter acesa a nossa trajetória”, completa o vereador.

 Pessoas centenárias são:

 Terezinha Ferreira Melo - 109 anos. Mora em Pentecoste, na localidade de Saco do Belém.

 Antônio Erasmo de Araújo, 101 anos. Mora no bairro São Pedro, Pentecoste.

 Maria Pontes da Silva, 101 anos. Mora na sede do Município.

 

 Serviços:

 

Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Pentecoste

 Homenagem a idosos centenários

 Dia 7 de dezembro de 2022

 A partir das 9h

 R. Dr. Moreira de Azevedo, 352 - Centro, Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário